5 Maneiras de fortalecer o relacionamento entre o casal

Você está em um relacionamento a algum tempo? Então provavelmente já deve ter percebido que algumas coisas mudaram de forma gradual ao longo dos anos. Não é mesmo?

Enquanto vocês ainda estavam namorando,  passavam horas conversando, ou enviando mensagens carinhosas um para o outro. E ainda, faziam inúmeras atividades juntos como ir ao cinema, jantar, sair com outros casais, e tantas outras atividades.  

Mas com o passar dos anos de casados,  as preocupações em relação ao trabalho, as finanças, a chegada dos filhos, podem ter feito com que o seu relacionamento tenha caído na rotina. E agora os momentos entre vocês, estão sempre em último plano.

Todo relacionamento, enfrenta altos e baixos. No entanto, existem algumas atitudes que quando colocadas em prática,  podem ajudar a melhorar a convivência e fortalecer os laços entre o casal. Nesse artigo abordaremos esse assunto.

 

1- Empenhe-se na comunicação

Ouvir a pessoa que amamos é uma forma de demonstrar que sua opinião é importante para nós, e nos preocupamos com suas necessidades. É evidente, que nem sempre é possível manter um diálogo mais aprofundado no dia a dia.

Mas pequenos gestos de generosidade, podem fazer com que a outra pessoa se sinta valorizada. Procure sempre perguntar: “Como foi o seu dia hoje?”, ou  “ Vamos cozinhar juntos?” ou ainda “ Quero te pegar no trabalho, que tal?.”

 

2- Busque resolver os conflitos

Quando há um conflito ou divergências de opiniões, muitos casais optam por não tocar no assunto  a fim de evitar novas brigas. Mas saiba, que os problemas entre o casal precisam ser resolvidos. Pois a falta de um diálogo, pode afetar diretamente o relacionamento.

Fale abertamente, expresse seus sentimentos e busque sempre manter o diálogo com respeito ao ponto de vista do outro. Pensem juntos em formas de solucionar o desafio que vocês estão enfrentando.

Vocês também podem  buscar auxílio profissional para atravessar esse momento de dificuldade, participando da Terapia de Casal. Acompanhe mais informações no link: https://entreolhares.net.br/casal/

 

3- Compartilhe os sentimentos  

Você ama seu companheiro,  e sabe que o sentimento dele por você é recíproco. Mas demonstrar que você o ama, é essencial para manter a proximidade e envolvimento afetivo..

Expresse seu carinho através de atitudes: Sorria, abrace, beije, elogie, prepare uma refeição especial. Enfim encontre formas de expressar o seu amor.    

 

4- Desfrute de momentos em casal

Talvez vocês não disponham de tempo, para realizar tantas atividades como as que faziam enquanto ainda estavam namorando. No entanto, para fortalecer um relacionamento, é fundamental ter momentos para aproveitar como casal.

Não é possível ir ao cinema esse fim de semana? Reserve um momento para assistir um filme ou uma série em casa, apenas vocês dois.  

Se programe com antecedência e administre seu tempo e as finanças, para sair apenas os dois, ou quem sabe até  mesmo, fazer um pequena viagem de fim de semana.

As atividades em casal, ajudam a estreitar os laços e criar um vínculo ainda maior entre os dois. Minimizando até mesmo, o estresse dos afazeres do cotidianos.   

5- Respeite a individualidade

Saiba que é essencial, respeitar a individualidade do seu companheiro / companheira. Pois todos nós temos momentos, onde existe uma maior necessidade de introspecção.

É muito importante valorizar os momentos a sós, isso não significa que você não se preocupa com com seu par – pelo contrário. Demonstra que você está atento às suas necessidades. Assim que for possível, diga “Estou aqui, se precisar de mim”.

Os relacionamentos passam por diferentes fases ao longo dos anos. Mas como você viu durante essa leitura, que manter sempre um bom diálogo, resolver  conflitos e desenvolver momentos juntos,ajuda a melhorar a convivência e fortalece os laços entre vocês como casal.

“Olá, muito prazer eu sou Jussara Estela Arthuso, Psicóloga e sou a responsável pelo Espaço Entre Olhares.

Nosso objetivo é acolher e transformar a vida de cada uma das pessoas que buscam os serviços citados na Página Para Você aqui do site.

Os artigos publicados aqui, ajudarão você na melhoria da qualidade dos relacionamentos e espero que as minhas palavras possam te trazer o conforto e as soluções que você busca.

Se você gostou ou mesmo se ficou com alguma dúvida, aproveite para deixar o seu comentário no Fale Comigo, aqui na página. Até mais!”

WhatsApp chat