Muitas vezes, quando olhamos para o lado, estamos tão atrelados aos nossos problemas e situações do cotidiano, que  nos esquecemos de celebrar os diferentes momentos da vida. 

No artigo de hoje, faço uma reflexão sobre alguns aprendizados que obtive ao longo da minha trajetória.  É muito importante celebrar os vários acontecimentos da vida, pois isso dá mais sentido à nossa existência, permitindo-nos ficar mais felizes conosco mesmo.

Tenho aprendido muito ao longo dos anos 

Recentemente completei 50 anos. Uma fase bastante singular, pois 

reúne em si tudo o que vivenciei até agora nas diversas relações construídas ao longo da minha trajetória como filha, esposa, mãe, amiga, profissional…

Ao longo dos anos, tenho aprendido a lidar de forma otimista com cada desafio que aparece. Costumo sempre dizer que não é fácil, mas é possível!  

Olho para trás e posso perceber como os percalços da vida me deram forças para continuar seguindo firme em meus propósitos.  Quando enfrentamos os percalços de frente, conquistamos aprendizados e nos aprimoramos em nosso jeito de ser.

Celebrar os momentos e vivenciá-los

“Em noites de céu apagado, eu desenho estrelas no chão.

Em noite de céu estrelado, eu as pego nas mãos”. 

Essas palavras representam muito como me sinto hoje! Vejo que vivenciar e celebrar cada momento de vida contribuiu imensamente para o amadurecimento pessoal e para entender as situações vividas, sejam elas simples, complexas ou desafiadoras.

Os caminhos para celebrar vida 

Se você está vivenciando um momento conturbado e não consegue perceber como enfrentá-lo e resolvê-lo, recomendo que se recorde das tantas coisas que já passou e que foi capaz de lidar com mesmas e superá-las. Celebre as suas conquistas diárias, sejam elas vivenciadas no campo pessoal, familiar, escolar, profissional, em suas amizades ,etc.

Olhe para fora e veja o sol, a chuva, os pássaros que cantam e reconheça em você os seus pequenos sucessos diários que, muitas vezes, não são percebidos e nem valorizados por nós mesmos. 

Comece a celebrar suas pequenas conquistas e as metas diárias alcançadas. Celebre também os momentos em família, os momentos com os amigos e também os momentos em solitude, ou seja, em que prefere estar apenas em sua companhia.

Aos poucos você irá perceber que há inúmeros motivos para celebrar. E irá perceber que apesar dos desafios da vida, há sempre bons motivos para continuar seguindo em frente, buscando uma existência que lhe faça sentido e que lhe permita estar feliz consigo mesmo.

Aprendizados 

Tenho aprendido muito isso ao longo destes 50 anos de vida. 

Eu celebro a vida com intensidade de sentimentos e principalmente gratidão a Deus, que  é o meu maior amor dos muitos que cultivo.

A nação brasileira predominantemente cristã, encontra na Bíblia a oração do Pai Nosso.

No trecho do livro de Mateus 6: 11 está escrito “o pão nosso de cada dia dá-nos hoje”. Portanto, não encare como triviais as bênçãos simples e comuns da vida diária, tais como o respirar, acordar, ter alimentos para saciar as necessidades fìsicas, sua ocupação profissional, as relações afetivas que o rodeiam, e tantos outros tesouros cotidianos.

Então…Viva a vida!

Viva! À vida!!!

Viva…A Vida!!!

Viva? Sim,  a vida.

Forte abraço

“Olá, muito prazer eu sou Jussara Estela Arthuso, Psicóloga e sou a responsável pelo Espaço Entre Olhares. Nosso objetivo é acolher e favorecer a transformação  na vida de cada uma das pessoas que buscam os serviços citados na Página Para Você aqui do site. Os artigos publicados aqui, ajudarão você na melhoria da qualidade dos relacionamentos e espero que as minhas palavras possam te trazer o conforto e as soluções que você busca. Se você gostou ou mesmo se ficou com alguma dúvida, aproveite para deixar o seu comentário no Fale Comigo, aqui na página”.

WhatsApp chat