Muitas pessoas encontram na arte – dança, pintura, modelagem, poesia e outros – uma forma de manter o corpo, e principalmente a mente sãos em meio a tanto estresse e desafios da atualidade. As expressões artísticas são instrumentos para viver com mais qualidade. Esse é o tema do nosso Blog de hoje. Continue a leitura e confira! 

Já faz muito tempo que sabemos o quão positivo são os resultados de quem se dedica às expressões artísticas. Tanto é que, hoje com uma pesquisa rápida pela internet, encontramos estudos e artigos  sobre a relação entre arte e bem-estar na atenção à saúde.

Fato é que sim, a prática de atividades artísticas têm um impacto incrivelmente positivo nas condições de saúde, proporcionando mais autoestima, confiança, melhorias na saúde física, conexões sociais de qualidade, desenvolvimento de novas habilidades etc. 

Isso acontece porque, a partir da arte,  nós movimentamos e damos “voz” aos temas da vida que suscitam sentimentos e emoções humanas. Neste processo, o “artista” e quem aprecia se beneficiam com a conexão. 

A arteterapia é um instrumento terapêutico potente tanto enquanto ação e também aprendizado.

Ela possibilita o ganho de consciência,  favorece o situar-se no mundo interno, e por consequência,  aprimora partes diferentes do nosso ser, do nosso corpo e da nossa mente. 

Aqui em nosso espaço Entre Olhares Psicologia, essa importante união entre arte e saúde mental tornou-se uma conquista de inestimável valor para os atendimentos que realizo.

Quer saber de forma mais prática como as expressões artísticas em geral podem te ajudar? Confira: 

Contato com seu mundo interno

Já falei aqui no Blog outras vezes sobre a importância de ficar offline. A arte proporciona isso! Um tempo onde o ritmo desacelerado e mecanizado cede lugar à intimidade e consciência de si, o que traz benefícios para a saúde e faz com que nos sintamos bem conosco. 

Melhora a concentração 

A arte é uma atividade que acontece de forma fluída, fazendo com que você se sinta feliz por realizar aquilo. Esse benefício  nos ajuda na concentração da atividade, e com essa prática, podemos introduzir essa presença  para as outras atividades do nosso dia a dia.

Ajuda a trabalhar a ansiedade

Arte precisa de concentração e por isso pode ser um auxílio em momentos de ansiedade, pois com ela tiramos o foco do que nos preocupa e passamos a usar a energia para a produção de algo, fazendo parte de um momento de relaxamento, vivendo o aqui e o agora. 

Exercita o cérebro

Indo além do despertar emocional, a arte exercita o nosso cognitivo: ela ativa a nossa criatividade que, muito além de ser importante nestes aspectos, podemos utilizá-la em demais áreas da vida. 

Possibilita o autoconhecimento

A consciência ampliada é o ponto que nos auxilia em todos os sentidos e ambientes da vida. A arte é uma excelente ferramenta para o autoconhecimento quando podemos expressar por ela o que sentimos e quais emoções estamos passando naquele momento. Ela é um processo importante que nos ajuda a descobrir como nos relacionamos conosco e com o mundo. 

Durante o último ano, e ainda hoje, estamos vivendo uma verdadeira revolução em nossas rotinas e no mundo como um todo. De repente nos vimos trabalhando em casa e aprendendo sobre o quanto é importante respeitar o espaço do outro, colaborar para viver em um lar mais equilibrado, e principalmente, como relacionamentos humanos precisam ser mais valorizados. 

Neste tempo muitas pessoas descobriram hobbies que jamais cogitaram. De todas as coisas e situações que a pandemia nos trouxe, o tempo e o contato com o desconhecido são alguns dos mais positivos. 

Meu convite hoje é para que você redescubra suas capacidades e que vá além. Se sua rotina começa a voltar ao que era, não abandone as oportunidades que encontrou de se conectar consigo mesmo. Continue! 

Se ainda não começou, comece! Nunca é tarde para buscar formas de ir além. Na arte você encontrará meios de se expressar e poderá aproveitar inúmeros benefícios. As possibilidades são inúmeras! 

Um forte abraço, 

Espaço Entre Olhares (031) 98814-7288

Leia também: Esteja aberto a um novo ano de possibilidades

WhatsApp chat