A crise é o fim ou começo? Saiba como superar uma demissão

Depois de uma demissão, em especial quando ela é inesperada, pois não havia indícios de corte na empresa, provavelmente você já deve ter pensado: “Fui demitido e meus sonhos acabaram”.

O trabalho não é apenas um meio das pessoas arcarem com os seus compromissos financeiros. Ele é parte importante do projeto de vida de alguém. Resulta de empenhos, de investimentos de tempo e  de estudo e é um dos meios fundamentais para que as pessoas realizem os seus sonhos.

E quando uma mudança brusca ocorre, como a demissão súbita, a tendência natural das pessoas é acreditar que é o fim de projetos e sonhos.

Mas saiba que o desemprego pode ser o início de uma renovação.

Neste artigo, vamos falar sobre como a crise que pode ser gerada pela perda do emprego pode servir como um caminho para novas oportunidades.

 

Cuide de você mesmo e comece a se preparar

Cuidar de si é fundamental para promover um melhor equilíbrio emocional, necessário para enfrentar a fase de transformações, desencadeada pela perda de emprego. Muitos profissionais tendem a se sentir desmotivados após uma demissão.

No entanto, procure visualizar esse período de crise não apenas como o fim de projetos e sonhos, mas como uma possibilidade de buscar outras possibilidades profissionais.

Aproveite o tempo disponível para cuidar de você mesmo, procurando ler, especializando em sua área de atuação e se mantendo informado sobre o mercado de trabalho. Fazer atividade física também é muito importante, pois ela é um meio de aliviar toda a tensão que, naturalmente, ocorre após o desemprego.

Caso você esteja enfrentando desafios maiores diante da perda de seu emprego e percebe que sozinho não consegue resolvê-los, busque o apoio profissional.

Acompanhe mais informações sobre Psicoterapia, acessando o link:

https://entreolhares.net.br/psicoterapia/

Identifique quais são suas qualidades profissionais

O período após a demissão é uma oportunidade para você aproveitar para refletir sobre suas potencialidades e avaliar quais são as suas qualidades profissionais. Procure fazer uma lista e relacionar informações sobre suas habilidades, suas qualificações, destacando o que você faz bem.

Anotar informações como “tenho facilidade em comunicar”, “tenho habilidades culinárias”, “conheço profundamente rotinas administrativas”, entre outras, direcionarão melhor a procura por trabalho no mercado e lhe permitirão visualizar áreas de atuação.

Desenvolva uma rede de contatos

Apesar da tristeza em função do desemprego, ficar isolado poderá minimizar suas chances de voltar ao mercado de trabalho.   Ter uma rede de contatos é muito importante na busca de um novo emprego.  

Procure conversar com colegas que atuam na área, com amigos e familiares. Fazer contatos aumenta significativamente as chances de receber uma indicação de emprego e de obter informações a respeito de oportunidades de trabalho.

Empreender pode ser uma alternativa

Voltar ao mercado de trabalho pode ser um pouco mais complexo, em alguns casos. Assim milhões de profissionais têm encontrado no empreendedorismo uma forma de obter uma renda.

De acordo com dados divulgados, em um levantamento feito pelo Serasa Experian foram criados cerca de 1,2 milhões de empreendimentos no país no primeiro semestre 2018.

Ao analisar suas qualidades profissionais, empreender pode ser uma maneira de colocar em prática suas habilidades e ser economicamente ativo, após o desemprego.

A crise pode ser um início de uma renovação

Lembre-se que a vida a todo instante nos impulsiona ao crescimento e a renovação física, pessoal e emocional. E a crise que pode ser desencadeada após uma mudança profissional, como a perda do emprego, pode ser o início de um período de transformações, de crescimento pessoal e também profissional.  

Estar aberto a novas iniciativas, buscar formas de manter a ansiedade sob controle, estabelecer uma rede de contato são maneiras de enfrentar o período do desemprego, de facilitar o acesso a um novo trabalho e de sair da situação mais fortalecido.

 

 

 

“Olá, muito prazer eu sou Jussara Estela Arthuso, Psicóloga e sou a responsável pelo Espaço Entre Olhares. Nosso objetivo é acolher e transformar a vida de cada uma das pessoas que buscam os serviços citados na Página Para Você aqui do site. Os artigos publicados aqui, ajudarão você na melhoria da qualidade dos relacionamentos e espero que as minhas palavras possam te trazer o conforto e as soluções que você busca. Se você gostou ou mesmo se ficou com alguma dúvida, aproveite para deixar o seu comentário no Fale Comigo, aqui na página”

WhatsApp chat