Na amizade encontramos a força para transformar tristezas em alegrias. O olhar do amigo/ irmão pode nos aperfeiçoar ao melhor de nós quando a sinceridade e delicadeza se fazem presentes na relação de confiança e apoio mútuo. A força transformadora da amizade é o tema do nosso Blog de hoje. Confira! 

A amizade é um  vínculo tão forte quanto poucos, é fruto da casualidade de nos encontrarmos na vida. Mas falo sobre a amizade verdadeira, aquela baseada no amor que não machuca nem sufoca, e sabe estar perto mesmo estando a quilômetros de distância.

Ao pé da letra, em qualquer dicionário, amizade é: “afeto pessoal, puro e desinteressado, compartilhado com outra pessoa, que nasce e se fortalece com o cuidado”. 

Os amigos estão presentes em todas as fases da vida. Na infância representam apoio, nos ensinam valores, nos permitem experimentar diferentes papéis e nos ajudam a descobrir quem queremos ser no futuro. Eles nos ajudam a construir nossa identidade e decidir caminhos. 

Ao longo do tempo o significado muda conforme mudamos. Vamos amadurecendo, nos tornamos mais seletivos, buscamos mais qualidade do que quantidade e temos maior consciência de quais são as características que definem uma amizade verdadeira para nós.

Seja porque não tivemos a oportunidade de apreciar uma amizade verdadeira ou porque nos encontramos em um momento de confusão na vida, às vezes é difícil distinguir entre os conhecidos, companheiros, colegas e amigos. Estas são algumas características que definem a força da amizade verdadeira.

Amizade verdadeira

De uma amizade verdadeira a gente espera descobrir e desenvolver diferentes faces de nós mesmos. Esperamos que eles nos ajudem a ter uma autoestima saudável e que nos tragam emoções positivas. Amigo deve proteger, cuidar, respeitar e inspirar. 

Os amigos são pessoas em quem podemos confiar e sermos nós mesmos, sem filtros. Uma relação baseada na sinceridade e a transparência. Isso quando tudo vai bem e quando nem tanto no decorrer da vida.

É saber e querer ouvir “verdades” e poder dizê-las, não com intuito de punir, mas de proteger e amar. É o vínculo compartilhado onde quem ouve também é ouvido. É ter alguém que nos instiga e ensina a ser melhor. 

Nossos amigos devem torcer pelo nosso sucesso, comemorar nossas vitórias e ser feliz com nossa felicidade. 

E tudo isso preservando sua liberdade. Não existe opressão na amizade de verdade. Nos sentimos à vontade conosco e com o outro. 

A amizade faz bem para a saúde física e mental

Existe um estudo feito pela Universidade de Harvard que começou em 1937 e acompanha milhares de pessoas voluntárias de todos os perfis e idades. Essas pessoas têm sua vida analisada e passam por entrevistas e exames periódicos que tentam responder à pergunta: 

“O que faz uma pessoa ser saudável?” 

E a conclusão é SURPREENDENTE! 

O fato que mais influi no nível de saúde das pessoas não é a riqueza, a genética, a rotina e nem a alimentação. São os AMIGOS! 

Os amigos são o principal indicador de bem-estar na vida de alguém. Pessoas com mais de 70 anos têm até 22% mais chance de chegar aos 80 se mantiverem relações de amizade fortes e ativas.

Fonte: Super Abril 

Então que tal reunir os amigos hoje para uma conversa? Ainda que seja virtual pelas circunstâncias. Cultive suas amizades! 

Um forte abraço, 

Espaço Entre Olhares (031) 98814-7288Leia também: A arte de celebrar a vida

WhatsApp chat