O hábito da leitura é sem dúvida um benefício enorme para qualquer criança. Ler abre inúmeras portas para o desenvolvimento do indivíduo, tanto no sentido intelectual, quanto no aprendizado escolar. Ah, e claro, estimula muito a imaginação. Vamos falar mais sobre o assunto? Hoje, o tema do nosso Blog é a importância da leitura na vida das crianças. Confira!

A leitura é forte aliada para o desenvolvimento das habilidades de interpretação textual, da escrita e criatividade para as crianças em desenvolvimento escolar. Mas é claro, não para por aí. 

Quando a criança lê, ela adquire conhecimentos sobre o mundo, sobre sua história, a comunidade e começa ali a desenhar seu futuro. 

Alguns benefícios da leitura

O hábito da leitura oferece muitos benefícios, tanto para o corpo quanto para a mente da criança. Confira alguns:

Promove o desenvolvimento humano

A leitura ajuda no desenvolvimento pessoal, relacional e intelectual do leitor. 

Apura o senso crítico

Quem cria o costume de ler desenvolve um senso crítico maior, o que será extremamente valioso para o progresso intelectual do indivíduo. Ao ler, a criança conseguirá desenvolver melhor suas ideias, suas opiniões e sua maneira de pensar e agir nas interações familiares e sociais.

Proporciona entretenimento

Ler é uma ótima opção para tirar as crianças da frente dos games e redes sociais. Bons livros estimulam a atenção e abrem as portas para a imaginação e elaboração de flexibilidade frente às situações da vida.

Enriquece o vocabulário

Quer maneira melhor para descobrir novas palavras? Além de melhorar a gramática, é uma forma de aprender a língua da forma mais natural e ajuda a construir uma linha lógica de pensamento.

Reduz o estresse

A leitura é uma atividade que contribui para o controle e a redução do estresse. Um levantamento indica que apenas alguns minutos de leitura por dia, é capaz de diminuir os níveis de ansiedade em até 68%.

Incentive a leitura

Ainda que a rotina do trabalho e da casa sejam sempre muito corridas, é importante que nós enquanto adultos possamos reservar um tempo para nossas crianças, sempre! 

E a leitura pode ser uma excelente atividade para fazer junto com alegria e prazer.

Aqui dependerá da idade da criança. Para os mais novos que ainda não foram alfabetizados, conte histórias, aguce a criatividade deles, explore valores humanos em construção ao buscar temas condizentes com a idade e a realidade. Desperte neles a vontade de ler. 

Já para aqueles que conseguem ler sem ajuda, esteja por perto. Leve sua criança a uma livraria ou biblioteca para que ela possa escolher os livros que considerar mais estimulantes e atraentes. É importante também estar presente no momento da leitura. É uma ótima oportunidade de interação marcada pela atenção e carinho que construirão lembranças para ambos. 

Além disso, podemos ajudá-los a desenvolver uma entonação mais adequada, contribuindo ainda mais para seu desenvolvimento linguístico. 

Precisamos incentivar a criança à leitura para que ela se desenvolva como um cidadão crítico, que saiba ler e interpretar.

É através desse estímulo que a criança poderá adquirir o hábito da leitura. E assim,  obter maior facilidade para “ler” as oportunidades que também a vida apresenta.

Como Estrelas na Terra

Por fim, deixo para vocês uma ótima indicação de filme para o final de semana. “Como Estrelas na Terra” conta a história de uma criança que sofre com dislexia e não é compreendida pelos professores e pais. 

O personagem principal, Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período e corre o risco de reprovar novamente. As letras dançam em sua frente, como diz, e ele não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. 

Amparado pela atenção e carinho de um professor substituto de artes, o garoto recebe o apoio que tanto precisava e o incentivo para devolver a ele a vontade de aprender e, sobretudo, viver.

O filme está na Netflix. 

Um forte abraço, 

Espaço Entre Olhares (031) 98814-7288

Leia também: Tecnologia na infância: qual o limite?

WhatsApp chat