Nosso dia a dia tem sido marcado cada vez mais pelos relacionamentos online. Estamos sempre conectados para o trabalho e para o lazer. A tecnologia está presente em nossas vidas e muitas vezes nos esquecemos da conexão mais importante: a conosco mesmo. Hoje, esse é o tema do nosso Blog: a importância de se conectar consigo mesmo. Acompanhe! 

Para amizades, trabalho ou passar o tempo, usamos as redes sociais. Fazemos compras pela internet de forma simples e rápida. Se planejamos uma viagem ou um evento, todas as respostas fáceis estão ali, na distância de um clique. Fato é que a tecnologia facilita muitos processos e nos auxilia em vários quesitos, principalmente agora que fomos pegos por um momento inconstante, de medo e marcado pelo recolhimento. Mas esta não é e não pode ser o único tipo de conexão na sua vida. 

É comum que procuremos sempre nos afastar daquilo que nos incomoda, que é difícil de ser resolvido e optemos por “soluções” que nos distanciam daquilo que precisamos resolver.  Conhecer-se de maneira verdadeira e profunda, requer um exercício constante de aceitação, de autoavaliação e de compreensão. E tudo isso que é tão importante, quase sempre é o último na fila das prioridades, infelizmente. 

Associado a isto vem a rotina corrida de trabalho, tarefas domésticas e os problemas alheios que achamos que precisamos resolver. Além do nosso passado que muitas vezes nos acompanha e impede de enxergar perspectivas de vida.

 Com frequência constato em  atendimentos às pessoas que agendam consultas iniciais,  a ideia de que seria mais fácil ignorar tudo que precisa ser pensado e reinventado e “fugir” de si mesmo. 

No entanto, isso se deve a constatação de que se conhecer, mudar é um processo muito difícil. Abrir mão de algumas garantias e alguns ganhos que se tem a partir de determinadas formas de ser e de se comportar exige muito desejo e coragem de lidar com o imprevisível.

Para você mesmo, esteja sempre “on”!

Quando decidimos encarar as questões que nos afligem e entrar em um processo de autoconhecimento, temos a chance de realizar o maior e mais incrível encontro para compreender verdadeiramente nossos anseios, desejos, medos e sentimentos, ficando cada vez mais próximos do nosso equilíbrio. 

Esse processo tão necessário nos torna mais tolerantes, primeiro conosco e depois com o próximo. Adquirimos conhecimento e “ferramentas” para mudar nossa visão sobre o mundo e assim resolver nossas questões internas que trazem qualquer tipo de desconforto. 

Autoconhecimento é poder. É aceitar seus desafios na busca pela identificação das suas potencialidades. Quando escolhermos estar conectados com nossas emoções, sentimentos e pensamentos, viveremos melhor. 

A escolha de  “aceitar” e abraçar tudo o que te trouxe até aqui na vida, seus sentimentos, ambiguidades é uma motivação para seguir em frente e encontrar mais sabedoria para vivenciar seus exclusivos propósitos de vida. 

Hoje, com tantas oportunidades de conexão, meu convite é: ligue o “on” consigo mesmo. Para a conexão pessoal, esteja sempre ligado. 

E lembre-se que a terapia é um grande aliado para quem busca o autoconhecimento. Nós, psicólogos clínicos, temos uma escuta apurada e diferenciada dos familiares e amigos.

Contamos também com a tecnologia digital  como aliada na ponte entre pessoas sedentas de mais ser e o profissional que encontra imensa realização ao favorecer o processo de transformação.

Um forte abraço, 

Espaço Entre Olhares (031) 98814-7288Leia também: Recriar o que um dia foi criado

WhatsApp chat