A importância do autoconhecimento para os adolescentes

A adolescência  é uma fase repleta de descobertas, mas também de incertezas e de questionamentos. E conhecer melhor a si mesmo, nesse período, é essencial para entender quais são suas potencialidades e para fortalecer a sua identidade.

Neste artigo, falaremos sobre como a promoção do autoconhecimento contribui de forma positiva nas decisões do dia a dia. E deixaremos dicas de como começar a se conhecer melhor.

 

O que é autoconhecimento?

O autoconhecimento, como o próprio nome define, é conhecer melhor a si mesmo. Ou seja, entender de forma consciente quem você é,  quais são as suas características pessoais, seus sentimentos, seus anseios e os seus desejos.

O processo de autoconhecimento é fundamental em todas as fases da vida. Mas na adolescência  o autoconhecimento tem um papel importante e contribui de forma direta nas escolhas e nas diversas decisões que precisarão ser tomadas.

Por que é importante conhecer a si mesmo?

Na adolescência existem inúmeras escolhas importantes a serem feitas. Como, por exemplo: Que profissão trará satisfação pessoal e retorno financeiro ? Qual faculdade eu devo cursar?  Qual o momento saudável para iniciar uma experiência amorosa/sexual? Outras escolhas acontecem nessa fase.

Quando você conhece melhor a si mesmo tende a ponderar melhor sobre suas decisões e não agir com impulsividade ou apenas por pressões externas.

Outros pontos importantes

É importante ressaltar que o processo de autoconhecimento não acontece do “dia para a noite”. Ele pode ser alcançado através do esforço e disposição pessoal contínuos e através do apoio de outras pessoas.

 

Qual o papel dos pais nesse processo?

Os adolescentes lidam com inúmeras questões na vida. Nessa fase, eles estão aprendendo a construir e defender seu próprio pensamento, buscando construir sua identidade e tomando decisões. Diferem-se, muitas vezes, dos seus pais e das pessoas que ocupam papel importante em sua vida.

É fundamental que os pais possam apoiá-los na busca do autoconhecimento. Através de uma diálogo aberto e saudável, os pais podem ressaltar quais são as potencialidades dos filhos e lançar novos olhares sobre o  contexto em discussão.

É importante que os pais estejam dispostos a escutar e que também expressem uma opinião. Alguns embates acontecem com as figuras de autoridade (pais, professores, tios, etc.) pois, na busca pelo fortalecimento da identidade, o adolescente se torna mais questionador em relação ao conhecimento aprendido. Portanto, a adolescência é uma fase desafiadora para os pais e para o adolescente.

 

Como começar a reconhecer as suas potencialidades?

Como adolescente, tomar conhecimento sobre si mesmo, com tantas interferências externas, pode parecer bastante complexo. No entanto, existem alguns pontos, que  podem ser observados e que ajudarão nessa busca pelo autoconhecimento:

  • Procure refletir a respeito das atitudes e escolhas que você teve recentemente, e quais foram os resultados delas;

  • Pense também a respeito dos seus sentimentos, sendo o mais honesto possível consigo mesmo;

  • Reconheça as suas limitações, e quais são suas principais qualidades;

Além de todas essas reflexões internas, sempre que for preciso, busque também apoio profissional. O processo terapêutico, por exemplo, é uma das muitas oportunidades de reconhecer-se. E a Psicoterapia Individual e ou de Família, é uma alternativa eficaz nesses períodos de aprimoramento pessoal.    

 

 

“Olá, muito prazer eu sou Jussara Estela Arthuso, Psicóloga e sou a responsável pelo Espaço Entre Olhares. Nosso objetivo é acolher e transformar a vida de cada uma das pessoas que buscam os serviços citados na Página Para Você aqui do site. Os artigos publicados aqui, ajudarão você na melhoria da qualidade dos relacionamentos e espero que as minhas palavras possam te trazer o conforto e as soluções que você busca. Se você gostou ou mesmo se ficou com alguma dúvida, aproveite para deixar o seu comentário no Fale Comigo, aqui na página”
WhatsApp chat