Lidar com mudanças nem sempre é fácil. Para quem está acostumado com as coisas de uma determinada forma, qualquer alteração no curso da vida pode ser estressante e desconfortável. 

O primeiro passo para aceitar as mudanças é entender que a vida não é sempre estável e que mudar, seja o que for ou quando for, é inevitável.

Aceitar que a transitoriedade é a regra da existência favorece uma melhor qualidade de vida. Para te ajudar a entender melhor, esse é o tema do nosso Blog de hoje. Confira!

É incontrolável a nós as transições ao longo da vida, sejam elas internas ou externas. Algumas mudanças acontecem sem que possamos notar, como os aspectos do nosso crescimento físico, outras não vamos esquecer jamais, como a perda de uma pessoa querida. Existem ainda as mudanças que determinam os cursos da nossa existência, tais como mudanças nos nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos.

O medo de mudar se refere ao medo do desconhecido e surge da nossa imaginação – imaginar o quanto será difícil a adaptação a este novo – seja lá por qual mudança você esteja passando.

Mas o medo de mudar também surge da falta de imaginação, ou seja, de nossa limitada capacidade para perceber o quanto o novo pode ser estimulante e motivador, além de inevitável em muitos sentidos.

Seja flexível

Quando aprendemos a estarmos mais flexíveis,  as mudanças passam a ser menos dolorosas. Teremos a consciência para adotar posturas que se adaptem ao que estamos vivendo e o que buscamos.

A flexibilidade nos ajuda a ser feliz. Pense sobre alguns pontos:

Esteja aberto

Deixe de pensar em termos absolutos, que o oposto do branco é preto, que na vida ou você está comigo ou está contra mim. Retire da sua vida que tudo se resume em bom ou mau. Existe um mundo de nuances entre os dois pólos. Existem muitos outros detalhes, riquezas, pontos de vista e aprendizados.

Viva no presente

Não se apegue ao que já passou e nem fique apreensivo com o que está por vir. Te convido a buscar sua capacidade para atentar-se aos  pensamentos e foque no momento presente….(citar o filme ..) aqui e agora, onde a vida “pulsa” o que realmente importa nesse instante. Um filme que ilustra bem essa reflexão chama-se Poder Além da Vida.

Lide com seus sentimentos

Nos momentos de vazio onde o que era já não serve mais e você está em busca de novos olhares para trilhar o seu caminho, a tristeza costuma se fazer intensa. 

Lembre-se que a tristeza é um sentimento e você pode aprender como lidar com ela e transformá-la! Não a tema pois é fato que todos temos alguns momentos de tristeza e medo. Isso é ser humano!

Saiba que os sentimentos dolorosos podem ensinar muito. A dor é inevitável, perpetuar o sofrimento é opcional.

Guimarães Rosa com sua alma sensível disse: “A vida é assim: esquenta e esfria, aperta daí afrouxa. Sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.

Quando estiver atravessando momentos áridos procure acalmar o seu coração e mente, pois irá passar. E os momentos de alegria também passarão. Por isso, permita-se viver exercitando a leveza ao invés de esforçar-se por controlar o cotidiano.

O bonito e extraordinário é saber que você decide quais momentos levará no coração e memória durante a travessia pela estrada da vida.

Um forte abraço,

Espaço Entre Olhares (031) 98814-7288

Leia também: Ouse crescer

WhatsApp chat