A ansiedade pode ser considerada normal na vida de todos, desde que ela seja controlada. Quando isto não ocorre ela pode ser capaz de desencadear comportamentos desagradáveis.
Com momentos como o atual, imersos na pandemia, diversas pessoas entram em crise de ansiedade apresentando com maior frequência e potência os sintomas clássicos. Por isso esse é um tema necessário em nosso Blog de hoje. Confira!
O que é?
A ansiedade é uma reação natural do corpo, uma resposta para alguma situação, é como nosso corpo reage diante de um “perigo”, de uma situação de ameaça.
Em seu estado normal, a ansiedade é uma reação saudável e boa para o indivíduo, pois ela nos impulsiona a realizar, concretizar projetos, prosperar e planejar o futuro. O que torna o quadro alarmante, é quando a ansiedade se torna constante e cria uma sensação exagerada.
A ansiedade contínua e por longo período prejudica nossa rotina. Quando é impossível realizar as atividades simples do dia a dia, a ansiedade torna-se patológica, e neste caso é fundamental procurar ajuda.
Pessoas mais ansiosas possuem padrões de pensamentos que podem ser bastante prejudiciais. Costumam preocupar-se em excesso e prever sempre o pior, e acabam com isso sofrendo em razão de coisas que nem aconteceram ainda.
Alguns sintomas:
- Constante tensão ou nervosismo
- Sensação de que algo ruim vai acontecer
- Problemas de concentração
- Medo constante;
- Descontrole sobre os pensamentos, principalmente dificuldade em esquecer o objeto de tensão
- Preocupação exagerada em comparação com a realidade
- Problemas para dormir
- Irritabilidade
- Agitação dos braços e pernas
- Dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração
- Respiração ofegante ou falta de ar
- Aumento do suor
- Tremores nas mãos ou outras partes do corpo
- Sensação de fraqueza ou cansaço
- Mãos e pés frios ou suados
- Náusea;
- Tensão muscular
- Dor de barriga ou diarreia
O excesso da ansiedade pode afetar a vida no trabalho, nos estudos, nas relações amorosas, trazendo desgastes muitas vezes irreparáveis.
Quando a pessoa está ansiosa, ela vê e percebe o mundo com uma visão negativa, sente-se infeliz, briga com frequência, não participa das atividades normais do dia a dia, cria conflitos e está constantemente procurando possíveis ameaças. Ela acredita que as ameaças se concretizarão, mesmo que todas as evidências indiquem o contrário.
Tratamento
Existem diversos tipos de transtornos de ansiedade, cada um deles com suas características marcantes. E, como cada pessoa tem um jeito de ser e história de vida diferente, é necessário buscar a ajuda de um profissional que esteja preparado para lidar com isso da melhor forma possível.
Ele poderá ajudar o paciente a entender os fatores do dia a dia que desencadeiam sua ansiedade, reduzir seus sintomas e trabalhar os eventos que o levaram a desenvolvê-la.
Trata-se de um processo evolutivo.
3 dicas para aliviar as crises
Analise as situações
Muitas situações que disparam a nossa ansiedade não são reais, além de estarem relacionadas aos nossos medos. Observe o que o deixou ansioso e veja se realmente é possível que aconteça o que você está imaginando.
Respire Fundo
A respiração lenta e profunda pode ajudar a diminuir o estresse e fornecer mais oxigênio ao cérebro para aumentar a concentração. Ao sentir que uma crise se aproxima, pare e concentre no ritmo da respiração buscando desacelerar.
Desacelere
Organize suas metas, suas prioridades, organize seu dia, e se perceber que algo está fora do tempo necessário, reajuste a tarefa, mas não se sobrecarregue, se não der tempo, não sofra, pois há muitas maneiras de realizar o que precisa, mesmo que vá atrasar algo. Encontre tempo para fazer tudo aquilo que é importante para você, e não esqueça dos momentos prazerosos e dos momentos de descanso.
Um forte abraço!
Espaço Entre Olhares (031) 98814-7288
Leia também: A arte de celebrar a vida
Comentários