O dia nem começou, ainda deitado na cama, você já pensa sobre todas as milhares de coisas que tem “obrigação” de realizar. O dia passa e, principalmente pela preocupação de não estar sendo suficiente, muitas vezes realmente você não consegue fazer o que se propôs. 

As rotinas estão cada vez mais aceleradas e o excesso dessa aceleração causa consequências extremamente negativas nas nossas vidas. 

Vamos refletir mais sobre o assunto? Prossiga com a leitura e confira o Blog de hoje. 

Acontecimentos comuns do dia a dia como um computador lento ou o leite que derramou no fogão te tiram totalmente do sério? Você se sente ansioso para chegar a algum lugar, parece que o caminho se extendeu? 

Toda essa falta de paciência gerada pela aceleração dos tempos tem se tornado comum. Hoje, é quase que uma obrigação estar cansado e nervoso para ser considerado produtivo. Mas a realidade é que uma coisa não tem absolutamente nada com a outra. 

Muito pelo contrário, com a percepção correta do tempo e a dedicação às coisas que te trazem serenidade e alegria é que somos levados a realizações realmente importantes. 

O grande problema nessa aceleração é que quando estamos envolvidos nela, não consideramos os acontecimentos e as sensações e não damos vez a criatividade, o que pode produzir diversos sintomas psicológicos que trazem sofrimento cada vez maior ao longo do tempo.

No mundo que vivemos hoje, em algumas situações, a rapidez é sim uma coisa útil e necessária. No entanto, pergunto: a nossa mente está preparada para uma enxurrada de acontecimentos, estímulos e informações sem um tempo para processá-los?

Na pandemia observamos uma ansiedade frente às cobranças do modelo home office, os estudos online e o sentimento de medo e insegurança, somados a impaciência e a pressa que têm sido potencializadas pela sensação constante de que nunca retornaremos à vida normal, 

Então agora me responda: qual foi a última vez que você dedicou um tempo a si mesmo?

Desenvolver atividades como a leitura, meditação, exercícios físicos e pintura poderão auxiliar no processo de presença e desaceleração. 

Busque o que é mais agradável para você. Opte também por ficar longe do celular nesse momento. 

Fica então, o convite para desacelerar. Lembrando que trata-se de uma habilidade que precisa ser  praticada. 

Um forte abraço, 

Espaço Entre Olhares (031) 98814-7288

Leia também: A importância de se conectar consigo mesmo

WhatsApp chat