“Aquele que for capaz de perder uma corrida sem culpar os outros pela sua derrota tem grande possibilidade de algum dia ser bem-sucedido.”- Napoleon  Hill. Com essa citação eu apresento o tema do nosso Blog de hoje. Vamos falar sobre auto-responsabilidade? Confira! 

É natural ao ser humano o processo de maturidade. A medida que crescemos em idade, conquistamos a maturidade e nos deparamos com  a responsabilidade por nossas escolhas. Entretanto, alguns ainda carregam em si resquícios de imaturidade e por isso costumam fugir das suas atribuições e fingir não ver as consequências das suas próprias atitudes. 

Para compreendermos, o termo auto-responsabilidade é a capacidade ou competência de assumir a responsabilidade por cada evento bom ou ruim que te acontece. É saber perceber que tal coisa aconteceu devido, em grande parte, às nossas escolhas e atitudes. Se negamos nossa responsabilidade, perdemos uma excelente chance de crescer.

Quando assumimos nossa responsabilidade, revelamos nossa identidade e sabemos qual é nosso papel naquela ação e conseguimos perceber o que mudar. Esta é uma tarefa totalmente individual e ninguém poderá fazer em nosso lugar. 

Algumas dicas: 

Pare de culpar os outros

Esse comodismo em culpar alguém por nossas falhas acaba nos viciando. É muito fácil nos eximir de culpa enquanto jogamos o fardo em outras pessoas. Precisamos nos esforçar e assumir nossos erros.

Conheça a si mesmo

Quando nos conhecemos melhor descobrimos outros caminhos e sentimentos, que acrescentam saúde aos nossos dias.

A terapia pode te ajudar nisso! 

Determine objetivos

Quando sabemos quem somos, sabemos exatamente o que procuramos. Consequentemente, poderemos determinar objetivos  que agreguem valor de verdade ao nosso futuro.

Aceite que problemas sempre existirão

Os problemas sempre estarão aqui, as vezes de forma mais branda, às vezes mais dura. Precisamos focar na busca por soluções e não nos danos causados. As nossas escolhas determinarão nosso futuro. 

Saber responder

O primeiro passo para desenvolver a auto-responsabilidade é perceber que, embora não possamos controlar as outras pessoas e nem o meio que vivemos, o controle das nossas ações cabe exclusivamente a nós. 

Mais uma vez, a nossa reação é quem manda. Podemos escolher como reagir aos nossos  sentimentos como raiva, medo, frustração e desânimo. 

Entender a importância da auto-responsabilidade e a possibilidade de lidar com nossas ações, abrirá uma nova perspectiva para o futuro. 

Quando escolhemos agir de maneira assertiva e responsável, iremos muito  mais longe e teremos maior chance de sucesso. 

Um forte abraço, 

Espaço Entre Olhares (031) 98814-7288

Leia também: O começo é a metade de tudo!

WhatsApp chat