Outubro chegou e trouxe com ele o tom rosa que vem para lembrar a nós, mulheres, a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse é um assunto que precisa ser discutido e por isso, hoje, é o tema do nosso Blog. Confira! 

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. 

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente.

Esse é o tipo de câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. 

Frente ao diagnóstico do câncer de mama, a forma como você encara a situação faz sim toda a diferença.

E com a manifestação física, surgem também inúmeras indagações, conflitos emocionais e o medo de como ficará a vida. Se haverá tempo para qualificar as relações sócio-familiares,  desenvolver os sonhos profissionais em andamento, cuidar e relacionar-se com aqueles que são importantes.

Com certa frequência eu recebo pessoas vivendo com o desafio de superar a quimioterapia, rever os projetos de vida, e principalmente, com a necessidade de construir novos significados para os relacionamentos vividos até então.

Comece cuidando da sua saúde 

A mamografia continua sendo, comprovadamente, o melhor exame para detectar lesões iniciais e não palpáveis. O exame pode salvar vidas.

Mas, a pergunta é: qual foi a última vez que você, mulher, separou um tempo para cuidar da sua saúde mental e física?

Principalmente por conta das rotinas cada dia mais corridas e cheias de tarefas, acabamos nos colocando em segundo plano. Isso não pode acontecer.

A realização dos exames de rotina é muito importante. Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais chances a mulher tem de fazer cirurgias menores, menos mutiladoras, com uso de menos medicamentos e mais chances de cura.

Além disso, desenvolver a habilidade reflexiva sobre a qualidade  dos vínculos afetivos, bem como  conquistar a flexibilidade no encontro humano, favorece em muito a superação de conflitos que se arrastam desde a infância.

Visualize a superação 

Lembremos que as situações possuem o significado que damos a elas e que de todas as experiências que nos acontecem, é possível tirar lições preciosas que levaremos conosco para sempre. 

Manter-se confiante favorece a saúde emocional principalmente quando há expectativas pautadas no que é real. Ou seja,  conhecer o contexto, reconhecer a própria trajetória, o prognóstico e capacidade de alcance, assim como compreender os altos e baixos que a doença apresenta, ajudará na concretude de pensamentos e atitudes que cooperarão para fortalecer a coragem, determinação e reconquista da saúde física e psicológica.

É fato que a busca pela psicoterapia por exemplo, pode ser uma grande ajuda na organização e superação dos conflitos emocionais que intensificaram o processo de adoecimento.

Com toda certeza esse é um momento de inúmeras reflexões e a maior a ser feita e compreendida é que a vida é uma sequência de etapas, as vezes boas, outras vezes nem tanto. Mas fato é que de todas as experiências vividas podemos tirar aprendizados e reavaliar nossas ações. É a hora para se ter mais atenção às suas necessidades físicas e emocionais e analisar sobre a qualidade e coerência entre os pensamentos e as atitudes. 

Um convite para realizar um  balanço da vida até agora e como será daqui para frente, é praticamente inevitável e dá sentido às adversidades atravessadas

A partir daí, começamos um processo de ressignificação. Tudo muda de “sabor”, pois junto a “crise” vem o amadurecimento e a evolução que são necessários para que continuemos seguindo em frente. 

Precisamos persistir no foco da nossa saúde restaurada e visualizar sempre a superação, seja qual desafio for. Isso é fundamental para mudar a realidade, e superar qualquer diagnóstico recebido.

Cada experiência é única. Manter-se emocionalmente estável e focada em sua própria realidade faz toda a diferença nesse momento.

E lembre-se: cuidar-se no dia-a-dia é essencial e isso não só na prevenção do câncer de mama, mas para todos os aspectos da vida.

Se conheça, se ame e se cuide! 

Um forte abraço, 

Espaço Entre Olhares (031) 98814-7288

Leia também: Mulher: entenda sua importância e saiba respeitar o seu tempo individual

Referências: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama

https://www.einstein.br/doencas-sintomas/cancer-mama

WhatsApp chat