No próximo domingo, comemoramos a Páscoa. Com tantas transformações profundas que temos vivido, hoje quero falar sobre o assunto, mas muito mais que isso, quero te convidar para aproveitar o momento, olhar para dentro, renovar seus sonhos, convicções e esperanças. O desafio de confiar está lançado. 

Com-fiar; tecer junto uma nova história. Com quem você tem escolhido tecer a trama de sua vida?

Confira o Blog de hoje! 

Na semana passada eu falei aqui sobre como temos passado por mudanças nos últimos tempos. Mudanças essas cada vez maiores e mais rápidas. Decidir continuar caminhando requer coragem e isso envolve a renovação dos nossos sonhos e objetivos.

Apesar de ser impossível voltarmos ao que éramos, já que agora somos novas pessoas, não podemos deixar de esperar, desejar e buscar dias melhores. 

A Páscoa chega então como um verdadeiro convite ao renascimento e ao aprendizado. Não que a gente precise de uma data específica para isso, o exercício é diário, mas se damos o verdadeiro sentido à Páscoa, independente da religião, podemos encontrar nela motivos para continuar essa caminhada. 

A data nunca fez tanto sentido, como agora. 

“Páscoa” vem do hebreu “Pessach”, que significa “passagem”, festa que os judeus celebram há milhares de anos para lembrar a libertação e êxodo do Egito, após 300 anos de sofrimento como escravos. 

Já para os cristãos, a data comemora a ressurreição de Jesus Cristo. A ressurreição é a esperança do cristão. É possibilidade para uma vida nova.

Então por um lado, a Páscoa rememora a dor, o sofrimento, mas por outro comemora a passagem para um recomeço.

Me responda: quando é que nos sentimos mais motivados a mudar? Não é quando algo nos incomoda, quando a “ferida” nos leva a tomada de atitudes? É claro que isso não é necessário, mas é comum que aconteça e muitas vezes é parte fundamental do processo de transformação.

Falei um pouco sobre isso nesse post: A dor não é eterna. Viver o processo traz coragem e renovação

Então, sob esse aspecto, a pandemia trouxe uma grande transformação que tem causado angústias, medos e ansiedade na mesma proporção. A vinda de Jesus, sua morte e ressurreição foi um passaporte  para a vida mais que abundante pelo exercício da fé. 

O salmista Davi no capítulo 56:3 dizia: em me vindo o temor, hei de confiar em ti, Deus meu.

Como renovar a confiança?

São tantas “janelas” de dúvidas e temores. Agora estamos na onda roxa, novas cepas da covid, comércio fechado, qualidade da saúde indagada todo o tempo.

No sentido da Páscoa, confiar é desenvolver um aprofundamento da fé. Para alguns quando  toda a realidade conhecida é alterada diante dos olhos, ocorre a perda de foco e perspectivas.

No entanto, há um mistério em confiar em Deus. A fidelidade do Deus vivo na vida do cristão convida a fortalecer a fé. Recomeçar.

A Páscoa é a representação da autoridade do Espírito Santo entregue ao cristão. Pensa comigo: o guarda de trânsito não desvia os carros com a mão. E sim, pela autoridade dada a ele através de ações.

Portanto, durante esse período, temos o recomeço, a renovação, a libertação. Assim como é o significado da Páscoa. 

Há 2 anos não imaginávamos a comemoração sem o almoço em família, as orações, as receitas típicas e os ovos de chocolate. Você se lembra de ter valorizado aqueles encontros? 

Meu convite então é para que esse ano possamos aprofundar nas nossas melhores lembranças, não presos a elas e sim como base para a esperança de um futuro melhor. Isso acontecerá quando decidirmos abraçar o novo e nos abrir ao renascimento de todas as coisas, inclusive de nós mesmos. 

Afinal, como sempre digo aqui no espaço Entre Olhares, renascemos todos os dias ao acordar! As transformações maiores nos causam estranheza, mas são igualmente (ou mais) necessárias. 

Então, o que posso criar? Como mudar minha consciência para abraçar a renovação? O que aprendi com o que passei? 

Temos pela frente uma nova oportunidade. Aproveite! 

Desejo a todos um feliz renascer, uma Feliz Páscoa! 

Um forte abraço, 

Espaço Entre Olhares (031) 98814-7288Leia também: Recriar o que um dia foi criado

WhatsApp chat