Depois de um ano intenso de trabalho, de estudos e de atividades pessoais e familiares é bastante natural que as tarefas rotineiras comecem a parecer mais exaustivas, não é mesmo? 

Esse é um dos sinais que o corpo está precisando de uma pausa e o período de férias é bastante propício para o descanso.  

No artigo de hoje, faço uma reflexão sobre os desafios que as pessoas enfrentam ao longo do ano e como as férias podem ser positivas.

Desgaste físico e emocional

No decorrer do ano, passamos pelas mais diferentes situações que nos levam, muitas vezes, ao limite. A pressão do trabalho, o estresse em função do trânsito, as dificuldades escolares e até mesmo os desafios familiares são alguns exemplos de situações que podem levar o corpo a um cansaço físico e mental. 

Por mais equilibrada que seja nossa vida, o acúmulo de situações intensas e de estresse tendem a gerar um desgaste físico e emocional ao longo do tempo. 

Aos poucos, o cansaço pode afetar o funcionamento regular de seu corpo e, em alguns casos, afetar até mesmo o seu desempenho profissional e as relações familiares e pessoais.

Uma pausa pode ser positiva 

No livro “A Essencial Arte de Parar”, o autor Dr. David Kundtz faz uma reflexão bastante pertinente sobre a importância de darmos uma pausa. E compartilho desse mesmo pensamento!  

“O principal objetivo de parar é fazer com que, quando avançarmos, sigamos na direção que queremos e que, em vez de estarmos sendo apenas empurrados pelo ritmo de nossas vidas, estejamos escolhendo, a cada momento, o que é melhor para nós.”

Parar para descansar é necessário, a fim de diminuir a ansiedade, melhorar a qualidade do sono que pode estar prejudicada, aliviar o desgaste físico e mental e prevenir possíveis complicações decorrentes do estresse crônico. 

O descanso também é importante para nos reconectarmos melhor conosco, para recuperarmos as “energias”!!!! e fazermos escolhas saudáveis para o corpo e a mente.

O que fazer nas férias?

Há pessoas que planejam viagem em família, outras que não veem a hora de aproveitar este período para desfrutar de um bom livro, outras que preferem realizar atividades ao ar livre. 

Não há uma escolha ideal! Cada pessoa deve fazer a opção pelo que melhor se adequar ao momento e às suas condições de vida.

O importante mesmo é participar de atividades prazerosas e desacelerar o ritmo de vida, sempre de forma equilibrada.

Isso permitirá que você volte mais preparado para lidar com as atividades rotineiras e para enfrentar os desafios que aparecerão pela frente.

E você, como lida com a questão das férias? Aproveite para deixar conosco o seu comentário sobre o assunto. 

“Olá, muito prazer eu sou Jussara Estela Arthuso, Psicóloga e sou a responsável pelo Espaço Entre Olhares. Nosso objetivo é acolher e favorecer a transformação  na vida de cada uma das pessoas que buscam os serviços citados na Página Para Você aqui do site. Os artigos publicados aqui, ajudarão você na melhoria da qualidade dos relacionamentos e espero que as minhas palavras possam te trazer o conforto e as soluções que você busca. Se você gostou ou mesmo se ficou com alguma dúvida, aproveite para deixar o seu comentário no Fale Comigo, aqui na página”.

WhatsApp chat