Muitas vezes buscamos ao redor o que somente em nosso profundo ser podemos encontrar. Em nós habita a real potência da paz em tempos onde tantos desafios necessitam de respostas. Esse é o tema do nosso Blog de hoje. Confira!

Este período de isolamento social trouxe espaço para o novo, aquilo que jamais imaginamos ou mesmo planejamos para nossas interações sociais, familiares e pessoais.

Aqui no consultório, em março, eu fui “empurrada” aos atendimentos online devido ao compromisso com as pessoas em tratamento e a importância imediata do isolamento social.   

Isto era algo absurdamente impossível dentro do meu modo de atender pessoas em sofrimento, que era o mesmo há mais de 19 anos. O encontro e a presença física eram partes fundamentais do acolhimento humano para realizar consultar.

As descobertas e o crescimento profissional ao expandir para a modalidade online são de uma riqueza indescritível, para mim e para todos os que usufruem da terapia hoje.

Durante a pandemia, tanto na realização de atendimentos presenciais aqui em Betim, quanto online, para as pessoas que residem na cidade, região metropolitana e outros estados, os aprendizados superam em muito as limitações impostas pela crise.

Neste momento, quero dizer a você o quanto é essencial ampliar o conhecimento sobre si mesmo. Aquela consciência de como pensamos e agimos, para assim melhor encontrar os caminhos de superação dos conflitos diversos.

Por isso, resolvi partilhar uma técnica de observação da respiração e consciência dos pensamentos. Convido você agora para usufruir o melhor de si através de uma pequena reflexão onde o foco seja no ato simples e contínuo denominado respiração.

Talvez queira primeiro ler e anotar o que tem te impedido de desfrutar da presença dessa virtude que acrescentaria mais paz, para depois, fazer propriamente o exercício de respiração consciente.

Vamos então?

Nesta técnica que compartilho com vocês, me baseei na forma de algumas virtudes humanas. Caberá a você, através da observação atenta da sua respiração, inspirar e expirar conteúdos de cada virtude. Sempre inspirando a força da virtude e expirando o que te impede de vivê-la inteiramente.

Virtude da atenção plena

Aprenda a focalizar sua atenção em cada momento, responsabilizando-se por cada escolha. Esse é um exercício constante, ininterrupto e traz consciência para o cultivo da paz.

Expire aquelas partes suas que são ilusões/falsas visões, sua negligência consigo, seus atos, palavras e sentimentos irrefletidos com pessoas ao redor, sua desconcentração, intolerância e impulsividade.

Inspire sua clareza mental, o foco no seu propósito de vida. Deixe a aceleração mental e ilusões partirem, dando lugar a novos relacionamentos consigo e com o próximo.

Virtude da confiança

É a segurança baseada na percepção correta das situações. O diálogo é a ponte para enxergar a realidade do outro, acolhendo-o como diferente e também parte de si.

Expire o medo, o fanatismo, aquela necessidade de ter razão, o orgulho e apego ao externo. Aqueles conteúdos que geram desconfiança, dúvida, instabilidade e interferências na comunicação.

Inspire a “cura” de distorções e instabilidades que há em ti. Lembre-se de momentos onde experimentou a confiança física, mental e espiritual e sinta como trouxe paz a você.

Virtude da paciência

Sinônimo de serenidade, quietude e tranquilidade.

Expire as múltiplas sensações de pressa, urgência, impaciência, preocupações e precipitação. Deixe-as afastarem e minimizarem.

Inspire a plenitude do aqui e agora na leitura e experiência deste texto. Não há neste instante, nada com que se preocupar. Deixe seu coração serenar e absorver essa virtude da atenção tranquila ao respirar.

Essa prática diária favorece a observação e reconhecimento de situações vividas no dia a dia que aceleram a mente e dificultam que você se sinta inteiro e em paz.

Aceitar sua ansiedade, medos e dores com brandura, não resistindo, mas fazendo as pazes com eles, nos coloca no caminho da paz interior.

No próximo artigo continuaremos a falar sobre esse tema.

Deixe seu comentário caso tenha auxiliado você.

Um forte abraço!

Espaço Entre Olhares (031) 98814-7288Leia também: A arte de celebrar a vida

WhatsApp chat