Como estreitar os laços familiares entre pais e filhos?

E em cada uma das fases da vida, é fundamental fortalecer o vínculo entre pais e filhos. Pois os vínculos familiares, contribuem de forma efetiva no processo de desenvolvimento dos filhos criando um elo, que servirá como forma de apoio nas adversidades e nos momentos felizes da vida.

Existem algumas estratégias que podem ser colocadas em prática no dia a dia, que ajudam a fortalecer os laços entre pais e filhos nas diferentes fases da vida. Neste artigo abordaremos esse assunto.

 

Ofereça um tempo de qualidade

Oferecer um tempo de qualidade ajuda a estreitar os laços familiares. No entanto, muitos pais apesar de estarem com seus filhos, encontram dificuldades em estar de fato presentes. Por isso, sempre que possível, procure evitar distrações.

Desligue sua TV, ou deixe o celular um pouco de lado e priorize os momentos de qualidade junto com seus filhos.  

 

Escolha atividades para fazerem juntos

Fazer atividades juntos contribui de forma efetiva  para aumentar o vínculo afetivo entre pais e filhos, nas diversas fases da vida. Conforme os filhos vão se desenvolvendo, é possível realizar atividades como, por exemplo, ver filmes e séries juntos, ouvir música, praticar atividade física.

Ou ainda, encontrar algum hobbie em comum entre vocês, ou mesmo cuidar da rotina da casa juntos de forma humorada e amorosa.

 

Procure demonstrar afeto

Algo bastante interessante e que ocorre com o passar do tempo, é que muitos filhos tendem a ser reticentes, em relação a demonstrações de carinho ou mesmo receber o afeto dos pais.

Em especial quando acontece em público, não é mesmo? No entanto, é importante expressar o amor e gratidão aos filhos sempre que for oportuno.    

 

Não faça comparações

Lembre-se que cada pessoa possui características e comportamentos que as tornam únicas. Ao invés de comparar, ajude a encontrar formas de resolver os conflitos.

Busque melhores soluções para os desafios pelo qual seu filho está passando. Pois estreitar os laços familiares entre pais e filhos é fundamental para ajudar no processo de desenvolvimento dos filhos. E permite também criar uma conexão capaz de durar a vida toda.

Como você pode acompanhar nessa leitura, oferecer um tempo de qualidade, escolher atividades para fazer juntos, demonstrar afeto e desenvolver uma boa comunicação, são algumas estratégias para fortalecer o vínculo entre pais e filhos.

 

 

“Olá, muito prazer eu sou Jussara Estela Arthuso, Psicóloga e sou a responsável pelo Espaço Entre Olhares.Nosso objetivo é acolher e transformar a vida de cada uma das pessoas que buscam os serviços citados na Página Para Você aqui do site. Os artigos publicados aqui, ajudarão você na melhoria da qualidade dos relacionamentos e espero que as minhas palavras possam te trazer o conforto e as soluções que você busca.”

 

WhatsApp chat