Você e seu (sua) parceiro (a) se comunicam bem? A comunicação entre o casal é um dos aspectos mais importantes em um relacionamento. 

A maneira como se dá a comunicação influenciará diretamente no desfecho assertivo ou não das situações vividas pelo casal.

No artigo de hoje, falo sobre o impacto dos diferentes tipos de comunicação em um relacionamento e como desenvolver diálogos construtivos entre o casal. 

Quando se comunicar passa a ser um desafio 

No dia a dia estabelecer uma boa comunicação pode ser uma tarefa bastante complexa. Pois na partilha da intimidade da vida conjugal, muitos casais frequentemente utilizam algumas formas de comunicação que podem prejudicar o relacionamento: 

Comunicação passiva: A pessoa costuma presumir que outro já a conhece e por este motivo utiliza a comunicação não verbal como forma de se expressar. E acredita que basta apenas demonstrar o sentimento (raiva, tristeza, decepção, etc.) que o (a) companheiro (a) irá perceber e entender o que está acontecendo. Essa maneira de se comunicar pode gerar frustração e a mensagem que se pretende transmitir não se faz com clareza.  

Comunicação agressiva: Por conhecer de forma mais íntima o (a) companheiro (a), há pessoas que se sentem no direito de dizer coisas que habitualmente não diriam, em um tom agressivo (com gritos, ameaças, ofensas). Essa forma de comunicação costuma provocar ressentimentos e reações também agressivas da outra parte.

Comunicação passiva agressiva: Há também aquelas pessoas que se comunicam usando de pequenas indiretas, piadas, chacotas deixando a outra pessoa sem entender o significado exato do que lhe foi transmitido e gerando sentimento de desrespeito.

Se você  observar alguns destes exemplos de comunicação em seu relacionamento, fique atento!  Pois essas formas de comunicação podem gerar ainda mais conflitos entre o casal e a longo prazo, enfraquecer o vínculo conjugal.  

A importância da comunicação assertiva entre o casal

A comunicação assertiva, promotora de esclarecimentos e de mudanças é aquela que permite que o diálogo aconteça de forma respeitosa, em que um escute o outro e que os sentimentos, insatisfações e dúvidas possam ser manifestados. Para isso, é imprescindível que haja disposição e compromisso de cada um com o relacionamento.

Como desenvolver uma fala que edifica  

Em momentos de conflitos conjugais , nem sempre é fácil manter a calma e buscar as melhores palavras para se comunicar, não é mesmo?  

Mas, saiba que é possível encontrar juntos uma melhor resolução para os desafios que o casal esteja vivendo.

Seguem algumas possibilidades para melhorar a comunicação entre você e seu (sua) parceiro (a): 

 Procure não presumir o que outro disse: Caso você não tenha entendido algo ou tenha dito algo que ficou subentendido, converse abertamente procurando esclarecer o assunto; 

Faça uma pausa quando necessário: Não deixe que o calor da emoção fale mais alto. Se em um determinado ponto da conversa, os ânimos estiverem mais exaltados, pare e volte a falar sobre o assunto em outro momento; 

Esteja disposto a ouvir: Por mais que você sinta que está certo, procure sempre ouvir o ponto de vista do seu parceiro (a);

Fale sobre os assuntos: Reserve um momento para conversar sobre os assuntos que lhe incomodam, procurando resolvê-los sempre que possível;

Procure apoio profissional:  Durante as sessões de terapia de casal é ofertada a possibilidade de fala e de escuta para que os conflitos, os desentendimentos, os sentimentos sejam apresentados, esclarecidos e promovam mudança pessoal e do casal.

Viver os desafios da vida a dois pode ser uma tarefa bastante desafiadora.O aprimoramento da comunicação e através da terapia de casal quando necessário, é  possível partilhar de uma relação enriquecedora, tanto para o casal quanto para os demais familiares. 

Para saber mais sobre a terapia de casal, entre em contato conosco:

(031) 98814-7288

“Olá, muito prazer eu sou Jussara Estela Arthuso, Psicóloga e sou a responsável pelo Espaço Entre Olhares. Nosso objetivo é acolher e favorecer a transformação  na vida de cada uma das pessoas que buscam os serviços citados na Página Para Você aqui do site. Os artigos publicados aqui, ajudarão você na melhoria da qualidade dos relacionamentos e espero que as minhas palavras possam te trazer o conforto e as soluções que você busca. Se você gostou ou mesmo se ficou com alguma dúvida, aproveite para deixar o seu comentário no Fale Comigo, aqui na página”.

WhatsApp chat