Construir laços de amizade na infância

 

No dicionário Online de Português a palavra amizade tem por definição: “Afeição, estima, dedicação recíproca entre pessoas: laços de amizade”. 

Mas para quem tem bons amigos, sabe bem que a amizade vai além disso. É também uma relação de carinho e de troca.  Ter bons amigos em todas as fases da vida é algo muito bom. Na infância, as amizades possuem um papel fundamental.

 

Aprender a socializar e conviver em grupo

Através das amizades, as crianças desenvolvem suas primeiras experiências fora do convívio familiar. E, com isso, aprendem a se socializar e a conviver com pessoas com características diferentes das suas.

É também por meio das amizades, que acontece a convivência em grupo e as crianças, aprendem a conhecer os seus limites e as suas potencialidades. Bem como conhecem os limites e potencialidades de outras crianças. 

Tudo isso ocorre de forma espontânea, através das brincadeiras, das conversas e de atividades que realizam juntas nos vários ambientes que frequentam.

 

Como lidar melhor com as situações?

Por meio das atividades realizadas em conjunto com os amigos, desde aquelas mais simples, como as que acontecem na Colônia de Férias “Diversão e Transformação”,  as crianças ampliam sua capacidade para lidar com as mais diversas situações. 

Ao trabalharem juntas nessa semana aqui no Espaço Entre Olhares, estão desenvolvendo a capacidade de exposição da sua ideia, negociação e  síntese para conseguirem solucionar os desafios estabelecidos como, por exemplo, a construção de um roteiro para o teatro que irão apresentar para a turma.

Exercitam nesse momento,  a ampliação da percepção de realidades possíveis, a capacidade para lidar com as diferentes maneiras de expressão verbal e não verbal, e principalmente, a manejar as adversidades durante as interações no grupo. 

O que de forma gradual, dará para a criança maior segurança para lidar com as situações de conflito,  que irão surgir ao longo das várias fases da vida como a infância, adolescência, adulto jovem, e maturidade.

 

A amizade permite que a criança não se sinta só 

Atualmente as crianças têm maior facilidade de acesso aos dispositivos tecnológicos. E por sua vez,  está em ascensão o pequeno monitoramento do tempo e qualidade da navegação por parte dos adultos. Essa situação favorece longos períodos do dia no ambiente virtual acarretando a redução da convivência familiar e social.

 Com isso,é muito comum as crianças se sentirem fisicamente isoladas e irritadas. 

Ao estreitar os  laços de amizade, essas  crianças tendem a fortalecer em si o pertencimento como parte de um grupo. Assim, a experiência de inteireza e segurança emocional estarão ancorando a as mais diversas tomadas, no decorrer da vida. E através de atividades de socialização e brincadeiras de infância, os aparelhos tecnológicos são naturalmente esquecidos.

  

Diversão e Transformação garantidas em nossa Colônia de Férias

Em nossa Colônia de Férias “Diversão e Transformação” as crianças terão oportunidade de construir novos laços de amizade e também de vivenciar experiências que serão levadas para toda vida.

Nossa Colônia de Férias “Diversão e Transformação” acontece: 

Data: 22 a 26 de julho

Horário:13:30 até 17:30hs. 

Idade: 7 a 11 anos

Atividades principais:

Brincadeiras de infância, Oficinas de contação de história, pintura, teatro, produção de máscaras e uma incrível gincana.

Inscrição:

(31) 98814-7288.

Garanta a alegria e diversão de sua criança!

Te esperamos!

 

 

 

 

“Olá, muito prazer eu sou Jussara Estela Arthuso, Psicóloga e sou a responsável pelo Espaço Entre Olhares. Nosso objetivo é acolher e transformar a vida de cada uma das pessoas que buscam os serviços citados na Página Para Você aqui do site. Os artigos publicados aqui, ajudarão você na melhoria da qualidade dos relacionamentos e espero que as minhas palavras possam te trazer o conforto e as soluções que você busca. Se você gostou ou mesmo se ficou com alguma dúvida, aproveite para deixar o seu comentário no Fale Comigo, aqui na página.

WhatsApp chat