O simples fato da criança brincar ao ar livre no  quintal e nos jardins pode trazer melhorias em diversos aspectos da vida. 

No artigo de hoje,  esclarecerei como o contato com a natureza pode trazer benefícios para as crianças. 

Enfatizo também o quanto as crianças podem  desfrutar dessa experiência durante nossa Colônia de Férias, que acontecerá entre os dias 20 e 25 de janeiro.

O contato com a natureza é essencial para as crianças

Estar em contato com a natureza traz  tranquilidade, inspiração, liberdade para descobrir o novo e uma oportunidade para explorar os 5 sentidos. 

O contato com a natureza favorece na criança a auto estima, o sentimento de pertencimento e a constatação de que existem diversos prazeres naturais disponíveis no cotidiano.

Quando elas brincam em meio às árvores e flores, balançam nas gangorras embaladas pelo vento, colhem frutas no pomar, várias vezes rodeadas  por bichos de estimação que habitam o Espaço Entre Olhares Psicologia, elas vivem naturalmente o reconhecimento de si e do outro.

Tal experiência favorece a  exploração e potencialização do  lado criativo e autêntico da criança.

Além disso, o contato com o meio ambiente pode trazer melhorias em aspectos físicos, mentais e emocionais.

De acordo com informações divulgadas pelo Programa Criança e natureza do Instituto Alana: 

“O contato com a natureza melhora todos os marcos mais importantes de uma infância saudável – imunidade, memória, sono, capacidade de aprendizado, sociabilidade, capacidade física – e contribuiu significativamente para o bem estar integral das crianças”

Como ajudar as crianças a terem mais contato com a natureza

Apesar dos desafios de uma  rotina repleta de atividades, é fundamental que os pais reservem um tempo para que a criança possa ter mais contato com a natureza: 

  • Cultive uma pequena horta em sua casa ou apartamento. Deixe que a criança participe do processo de plantação e de cuidados;
  • Localize parques públicos para que a criança possa ter mais contato com a multiplicidade existente na natureza;  
  • Traga sua criança para nossa Colônia de Férias, onde ela aproveitará com segurança e alegria da diversidade do espaço físico integrado a natureza que temos aqui.

Nossa Colônia de Férias: Um cantinho especial repleto de verde e atividades

A Colônia de Férias, que este ano tem como tema Akampadentro: o universo que habita em mim, é desenvolvida aqui no Espaço Entre Olhares Psicologia, há 2 anos.

Um cantinho especial, aconchegante, com uma  exuberância de cores e formas.

Temos um pomar, animais domésticos e áreas de lazer diversificadas. Não temos piscinas.

Preparamos cada edição com um entusiasmo e alegria singulares.

Todo esse  período que as crianças passam aqui conosco têm a oportunidade de participar de atividades nas oficinas de Culinária e Artes bem como uma  Gincana, que todos amam.

Quem cuida da Colônia de Férias

Eu Sou Jussara Arthuso – Psicóloga coordenadora e também a idealizadora da Colônia de Férias, que acontece aqui no Espaço entre Olhares em Betim/MG, há 2 anos consecutivos durante as férias escolares de Julho e Dezembro. 

Nestes 27 anos de profissão, 19 anos no mesmo local, atendendo crianças, adolescentes e adultos em processo de psicoterapia, reconheci a necessidade de fazer ações lúdicas e de expressão das potencialidades humanas.

A Colônia de Férias é fruto da experiência profissional no consultório, no qual as crianças e pais atendidos trouxeram angústias e impotência no dia a dia, em que pensamentos derrotistas e de extermínio os atormentavam.

Esse incrível projeto de vida é também um lugar onde as crianças desenvolvem o melhor de si, além de interagir com o semelhante.

E fico sempre muito feliz em poder proporcionar para nossas crianças a oportunidade de “habitar em si”. Ou seja, conhecer mais sobre si e reconhecer suas potencialidades. 

Minha grande parceira nesta jornada é a Jane Cardoso, uma jovem muito dedicada e amorosa. 

Faço turmas pequenas para que o cuidado físico e emocional seja uma bela realidade.

Nesta parceria com a Jane,  desenvolvemos a programação, decoração, preparamos todas as etapas e cuidamos com carinho das crianças aqui no Espaço Entre Olhares Psicologia. 

Esperamos sua criança aqui no Akampadentro

Traga o seu(sua) filho(a), para desfrutar de momentos únicos aqui em nosso Akampadentro 2020, que acontecerá em breve, entre os dias 20 até 25 de janeiro. 

Os valores variam de acordo com a faixa etária: 

Turma de 9 a 12 anos

Valor: R$ 90,00

Horário: 14hs até 21hs.

Turminha de 5 a 8 anos

Valor: R$ 65,00

Horário: 14hs até 19hs.

Ao indicar um amiguinho, nós oferecemos 10% de desconto no valor da inscrição. 

Para mais informações entre em contato comigo, 

pelo telefone:

31 98814-7288. 


Referências: Criança e Natureza – Instituto Alana https://criancaenatureza.org.br/para-que-existimos/os-beneficios-de-brincar-ao-ar-livre/

WhatsApp chat