Como mulheres estamos tão atarefadas desempenhando inúmeras funções e papéis no dia a dia que, por vezes, acabamos deixando nossa saúde física e mental em segundo ou até mesmo em último plano.

No entanto, se uma máquina precisa de manutenção periódica para evitar possíveis problemas e até mesmo uma paralisação de suas funções, imagina a importância de  dedicarmos um tempo para cuidarmos de nosso corpo e mente.  

Por isso no artigo de hoje, falo um pouco sobre os cuidados com a saúde da mulher que são essenciais para uma vida melhor.

Cuidar de si é fundamental 

Quantas vezes você percebeu que algo não estava muito bem, mas em função de seus compromissos acabou adiando a busca por cuidados? 

Muitas vezes existe em nós aquela voz interior que diz “está tudo bem” ou “não deve ser nada sério” e,  quando nos deparamos com a realidade, vemos que nem sempre é assim. 

Tanto no que diz respeito às doenças físicas, como os problemas relacionados a nossa saúde mental. 

No entanto, embora a nossa rotina seja intensa, transpor as dificuldades e buscar cuidar de si mesmo é fundamental para que seja possível desempenhar nossas próprias atividades com mais qualidade e eficiência. 

A importância do diagnóstico precoce

Notar as pequenas debilidades em sua saúde e buscar auxílio profissional para o diagnóstico precoce, pode fazer toda a diferença no resgate da saúde.

Para que você tenha uma ideia, de acordo com informações divulgadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) 1 em cada 3 casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. 

Em outras doenças o diagnóstico precoce também pode promover uma melhora significativa ou até mesmo a cura.    

Outubro rosa

Nesse mês de Outubro também conhecido como “Outubro rosa”,  onde as atenções e campanhas estão mais amplamente voltadas para a prevenção do câncer de mama, é fundamental refletirmos sobre esta temática de cuidados pessoais com a saúde da mulher. 

  • Estar atenta ao próprio corpo, realizando o autoexame nas mamas; 
  • Fazer consultas periódicas;
  • Para mulheres entre 50 e 69 anos, realizar mamografias a cada 2 anos.

Essas são apenas algumas das recomendações para evitar ou diagnosticar de forma precoce o câncer de mama. 

Para ter mais informações sobre o assunto, o INCA desenvolveu uma cartilha que aborda o tema de forma prática, através do link: https://www.inca.gov.br/publicacoes/cartilhas/cancer-de-mama-vamos-falar-sobre-isso

Cuidar do corpo e da mente, por onde começar? 

Cuidar do corpo e da mente, são ações essenciais para ter mais qualidade vida e ter melhores resultados através do diagnóstico precoce, como já comentei anteriormente aqui no artigo. Mas você sabe por onde começar? 

O Ministério da Saúde, destacou alguns cuidados primordiais que podem  fazer a diferença para a saúde da mulher. Veja alguns:

  • Manter uma boa alimentação
  • Falar sobre sexualidade 
  • Perceber os diferentes sinais em seu corpo
  • Realizar exames de rastreamento
  • Estar atenta a saúde mental

Como mulheres empenhadas em transformar realidades precisamos exercer inúmeras tarefas.

Nem sempre é fácil reservar um tempo para cuidarmos de nós mesmas. Mas, para ter uma vida mais saudável é preciso parar e pensar em si. 

Aqui no Espaço Entre Olhares Psicologia, desenvolvemos projetos que oferecem uma melhor qualidade de vida física e mental, seja através das práticas de Biodança, Massagem Terapêutica, Psicoterapia Individual, Casal e Família dentre outros.

Para mais informações, 

entre em contato conosco

(031) 98814-7288

Referências: 

Instituto Nacional do Câncer (INCA): 

https://www.inca.gov.br/publicacoes/cartilhas/cancer-de-mama-vamos-falar-sobre-isso

Ministério da Saúde: 

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53244-10-cuidados-primordiais-para-a-saude-da-mulher

“Olá, muito prazer eu sou Jussara Estela Arthuso, Psicóloga e sou a responsável pelo Espaço Entre Olhares. Nosso objetivo é acolher e favorecer a transformação  na vida de cada uma das pessoas que buscam os serviços citados na Página Para Você aqui do site. Os artigos publicados aqui, ajudarão você na melhoria da qualidade dos relacionamentos e espero que as minhas palavras possam te trazer o conforto e as soluções que você busca. Se você gostou ou mesmo se ficou com alguma dúvida, aproveite para deixar o seu comentário no Fale Comigo, aqui na página”.

WhatsApp chat