Dicas simples de como conciliar a rotina pessoal e familiar

Vivemos em uma época de multi tarefas cotidianas. Você acorda e já está repleto de atividades para realizar. Como organizar a casa, levar filhos à escola, enfrentar o trânsito, trabalhar, estudar, fazer atividades físicas e tantos outros compromissos.

Ao findar o dia é bastante comum se sentir esgotado e até mesmo frustrado por não conseguir “dar conta de tudo”.

Assim como você, muitas pessoas acumulam rotinas como essa. E com o passar do tempo, o esgotamento pessoal e o estresse são constantes. Afinal manter o discernimento frente às ofertas do mundo contemporâneo e a real necessidade humana é um desafio cotidiano para todos. Essas escolhas estão regidas por crenças familiares e sociais ao longo da vida.

Hoje vou mostrar como é possível aliviar o estresse frente a rotina pessoal e familiar, seguindo algumas dicas simples.

 

Defina horários

Definir as prioridades diárias e a distribuição do seu tempo para realizar cada atividade é fundamental para estabelecer uma rotina mais adequada. Por meio desses hábitos, com o passar do tempo você irá compreender como otimizar melhor os seus horários.  

Além disso, uma outra dica que também pode contribuir nesse processo de definição das prioridades cotidianas e a oportunidade para melhor viver os relacionamentos consigo e o próximo, é evitar levar  trabalho para casa, e sempre que possível, se desconectar dos celulares, tablets e do computador. Com isso, você irá perceber maior liberdade para realizar encontros afetivos, descansar e principalmente sentir-se  respeitado em seu dia a dia.

 

Organização é fundamental

Outro ponto importante que pode te ajudar a conciliar melhor a rotina, é uma melhor organização. Imagine se todos os dias você precisar perder meia hora para separar roupa e sapato para o trabalho?

A organização contribui  para que você possa achar os objetos de forma mais fácil. Além de reduzir também o tempo gasto com atividades desnecessárias. Então se você planeja otimizar seu o tempo, comece fazendo uma boa organização.

 

Divida tarefas

Tenha em mente que você não precisa “dar conta de tudo” sozinho. Além do desgaste físico que isso ocasiona, também existe o desgaste emocional, que ocorre pelo acúmulo enorme de tarefas.

Por isso, procure dividir as tarefas que podem ser compartilhadas com os membros da família. As crianças também podem aprender muito realizando atividades compatíveis com a idade. Dessa forma ninguém se sente sobrecarregado e todos contribuem para o equilíbrio de rotinas familiares.     

 

Não se cobre demais

Embora seja importante manter uma rotina, há dias em que as tarefas fogem um pouco do que foi planejado. Saiba que isso é normal,  afinal imprevistos fazem parte da rotina de qualquer pessoa. Pense nisso e procure não se cobrar tanto nesses momentos. Manter o equilíbrio pode reduzir a tensão e o estresse ocasionado por situações inusitadas.

 

Reserve um tempo em família

Tão importante quanto estabelecer boas práticas de vida tais como definir horários, organização e não se cobrar demais, é reservar um tempo em família. A rotina repleta de tarefas acaba muitas vezes, distanciando as pessoas. E quando você reserva um tempo para aproveitar em família, é possível estreitar os laços familiares, divertir, compartilhar experiências, aprender…

Muitas vezes essas atividades não precisam de muito dinheiro ou ideias grandes, elas podem ser feitas no dia a dia. Estabeleça um tempo para brincar ou ler com os filhos, assistir séries ou filmes, caminhar na praça ou parque, apenas balançar na rede da varanda , ou mesmo contemplar a natureza. Essas  iniciativas despertam paz e intimidade. Assim, sempre que possível, priorize as atividades em família no contato com a natureza!

  • Aproveite para colocar essas dicas em prática e dessa forma melhorar a rotina pessoal e familiar.

“Olá, muito prazer eu sou Jussara Estela Arthuso, Psicóloga e sou a responsável pelo Espaço Entre Olhares.

 

Nosso objetivo é acolher e transformar a vida de cada uma das pessoas que buscam os serviços citados na Página Para Você.

 

Os artigos publicados aqui, ajudarão você na melhoria da qualidade dos relacionamentos e espero que as minhas palavras possam te trazer o conforto e as soluções que você busca.

 

Se você gostou ou mesmo se ficou com alguma dúvida, aproveite para deixar o seu comentário no Fale Comigo, aqui na página. Até mais!”

WhatsApp chat