Em busca dos novos ciclos de vida

Desde o nascimento começamos um desafio denominado evolução, presente nas várias etapas de crescimento humano. Estar Psicóloga clínica e receber alguém para psicoterapia é ser convocada no auxílio dessa caminhada pessoal. Buscar evoluir requer profunda coragem para transformar realidades vividas desde a infância até a velhice.

Quando me indagam como consigo escutar tantos problemas todos os dias nessa profissão, eu sempre digo que cada pessoa que me procura no Espaço Entre Olhares, onde a vida fica melhor, é sempre um caso de amor à vida!

Esses dias aconteceu mais uma finalização de um processo de descoberta de si que, tecnicamente, é chamado de processo psicoterápico. Esse percurso de desafios e superação, que compartilho com você, aconteceu com um jovem na transição da adolescência para a fase adulta. 

Processo de desenvolvimento pessoal

Quando chegou no consultório ainda na adolescência, encaminhado por médico psiquiatra e em uso de medicações antidepressivas, sentia-se bastante angustiado e com uma presença intensa de um vazio existencial. Pensava insistentemente em colocar fim na sua vida. 

Hoje, após 1 ano e meio de caminhada semanal no processo psicoterápico e, claro, como toda linda história de encontro humano em que a vida é o foco, festejamos juntos os grandes percursos e transformações realizadas. 

Esse adolescente começou a terapia com marcas de abandono e solidão, intensificados pela sensação de incompreensão social e, por consequência, um isolamento social-familiar forte.

E, através das consultas semanais, novas percepções dos contextos vividos foram surgindo.  Várias crenças limitantes foram superadas, além do fortalecimento da autoimagem. Sua coragem para experimentar a convicção de que é único no universo, de que é especial, foi importante no processo psicoterápico.

Ele descobriu algo muito potente: a capacidade para SER o seu melhor amigo.

A liberdade para dizer sim  

Após lapidar diversas arestas humanas, em meio aos atritos existenciais, foi surgindo a capacidade para dizer sim com liberdade.

  • Sim as escolhas de caminhos profissionais que por muito tempo o angustiou;

  • Sim as escolhas amorosas reconhecendo a necessidade do tempo para encontrar;

  • Sim a interação com familiares e ambiente social com mais leveza!

O exercício da gratidão 

Estar terapeuta e ser a testemunha da evolução dele é algo grandioso para mim. 

A perseverança dele em resistir aos pensamentos de morte que rondavam sua mente e emoções, e lutar contra o exílio social, aliada a minha escuta e intervenções, foi o caminho para superar essa tão angustiante fase da adolescência. E os remédios psiquiátricos felizmente foram suspensos.

 Ele construiu também a importante capacidade de reconhecer, que pode respeitar e agradecer os pais por terem dado a ele o precioso dom da vida. 

Então, todos os dias ao fechar a porta do consultório, costumo AGRADECER ao Criador, enquanto subo as escadas, passando pelos jardins, tartarugas, a lua…por tamanha abundância de vida.

Sou diariamente grata pela oportunidade extraordinária de desenvolver esse trabalho, onde “escavar” as profundezas da alma humana e “iluminar” os potenciais ali adormecidos, e traz muita alegria.

Pare e veja ao seu redor

Há momentos na vida de tristezas e desilusões, em que pouco se enxergam motivos para ser grato ou de continuar persistindo, mas pare um segundo e veja ao seu redor. Lembre-se que uma determinada situação tem diversos olhares possíveis.

Um trecho do livro “A essencial arte de parar” do Dr. David Kundtz diz: 

“O principal objetivo de parar é fazer com que, quando avançarmos, sigamos na direção que queremos e que, em vez de estarmos sendo empurrados pelo ritmo das nossas vidas, estejamos escolhendo, a cada momento, o que é melhor para nós”. 

Que vivamos nossas vidas neste eterno mar de possibilidades, com espaço para  celebrar o dom da vida dentro de cada distinta realidade.

Forte abraço!

“Olá, muito prazer eu sou Jussara Estela Arthuso, Psicóloga e sou a responsável pelo Espaço Entre Olhares. Nosso objetivo é acolher e transformar a vida de cada uma das pessoas que buscam os serviços citados na Página Para Você aqui do site. Os artigos publicados aqui, ajudarão você na melhoria da qualidade dos relacionamentos e espero que as minhas palavras possam te trazer o conforto e as soluções que você busca. Se você gostou ou mesmo se ficou com alguma dúvida, aproveite para deixar o seu comentário no Fale Comigo, aqui na página”.

WhatsApp chat