A melhor etapa da sua vida é exatamente agora. Neste Blogpost te convido a pensar sobre o verdadeiro significado da felicidade e a importância de compreendermos a finitude de todas as coisas.

A realidade da finitude da vida humana coloca em questão o sentido da própria vida. Diante da expectativa do fim, o humano experimenta a urgência da vida. Sente a terrível angústia de se situar na esfera do desconhecido, do mistério.

Você nunca sabe qual é a última oportunidade, por isso estar atento ao agora é tão importante. O passado…

O passado não é o problema. O problema é a sua atitude com relação ao passado.

O apego ao passado é um comportamento de pessoas que vivem mais ancoradas no ontem do que no hoje. Vão guardando lembranças de momentos vividos, e o pior é que muitas dessas memórias, guardam sofrimentos, e assim, bem pelo contrário, são memórias ruins.

Mas, de tanto pensar, falar, pouco a pouco, sem se dar conta, as pessoas acabam presas à essas lembranças e não se permitem desfrutar do presente.

Com frequência as pessoas trazem do passado o peso dos fracassos, negócios inacabados, dificuldades de relacionamento, brigas não resolvidas, dificuldades com os pais, ambições não satisfeitas. Isso reflete naquela dificuldade de não conseguir valorizar as ricas experiências em detrimento dos sofrimentos, a mania de remoer coisas que aconteceram e minimizam a grande magnitude de experiências de força  que é o aqui e agora.

Muitas vezes isso pode virar um hábito e é isso que não podemos permitir que aconteça.

Não se apegue demais ao passado. Não queira viver uma vida que já não existe mais. Do passado podemos tirar lições profundas, ensinamentos para a vida atual e direcionamentos para o futuro.

Os desafios de viver o presente

Ouvimos muito falar que é importante vivermos o presente, pois é nele que será traçado o rumo de nossas vidas e também, executadas as nossas conquistas. O desafio aqui é manter o foco.

Além de lidar com os acontecimentos do passado, outro ponto é a tal da ansiedade que insiste em fazer parte de nosso dia a dia. Ela nos faz querer imaginar a todo tempo como será o dia de amanhã. O que nos espera? Quais as dificuldades que vamos passar? O que vamos conquistar? Mas a verdade é que acabamos ficando com um pé no presente e outro no futuro.

O que precisamos é exercitar o equilíbrio para viver o presente. Assim você será capaz de usufruir de toda a paz que existe em seu interior. Ao olhar o passado vemos a vida de uma forma ultrapassada, rígida, e ao focar apenas no futuro, além de vivermos na ilusão do que não existe, perdemos as belezas que estão sendo apresentadas no aqui e agora.

O passado já se foi, o futuro é um mistério e hoje é uma dádiva, por isso se chama PRESENTE!

Pratique a gratidão

Não existe forma mais plena de viver o presente do que praticando a gratidão. Obviamente, as dificuldades vão surgir e teremos dias de chateações e frustrações, mas devemos também agradecer por termos forças para superar esses obstáculos, aprendendo com cada um deles.

Iniciaremos um lindo Projeto para mulheres este mês: Eu, Comigo! 

A primeira Roda de Conversa acontecerá dia 27, de 16h até 18h, quando celebraremos a arte da partilha, do apoio mútuo e fortalecimento de habilidades na construção da alegria de viver.

Uma parceria entre o Espaço Entre Olhares e a estimada Psicóloga Letícia Fernandes.

Mais informações na Página Inicial.

Venha e participe conosco desta intensa força feminina.

Forte abraço.

Espaço Entre Olhares (031) 98814-7288

Leia também: A arte de celebrar a vida

WhatsApp chat