Todos os anos no mês de janeiro, é desenvolvido o Janeiro Branco. Um mês em que todos nós somos convidados a pensar com mais profundidade a respeito dos cuidados que precisamos ter em relação a nossa saúde mental. 

No artigo de hoje, faço uma breve reflexão a respeito da importância de manter os cuidados com a nossa saúde mental. E abordo 5 atitudes que podem contribuir para favorecer uma forma saudável de viver seu dia a dia. 

Cuidar da saúde mental é valorizar a vida

Você já parou para pensar quantas vezes esta semana você pensou em fazer ou praticou algum tipo de atividade física?

Por outro lado, quantas vezes nesta mesma semana você parou para “escutar” seus sentimentos, pensamentos ou observar seus comportamentos?

Muitos de nós, nos preocupamos com maior frequência com nossa saúde física. E, por vezes, acabamos deixando de lado o nosso bem estar mental e emocional.

Mas vale lembrar que, assim como a saúde física, a  saúde mental é também de vital importância.

Como dito em um dos slogans da campanha Janeiro Branco  “quem cuida da mente, cuida da vida”. 

Desenvolver a capacidade para  lidar com problemas, dores e sofrimentos, de forma mais construtiva e realista, favorece o viver com qualidade.

5 Maneiras de melhorar sua saúde mental 

Existem algumas medidas, que você pode começar a adotar em seu dia a dia e que permitem melhorar a sua saúde mental. Veja quais são:

1 – Cobre menos de você mesmo: Muitas vezes, somos rigorosos demais conosco e acabamos nos decepcionando, quando não atingimos o esperado. Seja mais generoso com você mesmo!

2- Evite fazer comparações: Lembre-se que cada indivíduo é único em suas particularidades, por isso, evite fazer comparações com outros. 

3- Conheça melhor a si mesmo: Praticar o autoconhecimento pode ser, em princípio, uma tarefa desafiadora. No entanto, se conhecer permitirá que você perceba melhor suas potencialidades e aquilo que você ainda pode aprimorar.

4- Reserve um tempo para cuidar de você: Apesar da rotina atribulada do dia a dia, tire um tempo só para você. Pratique algum hobbie, leia um livro, desenvolva ações que trazem serenidade e prazer.

5- Procure apoio profissional, quando necessário:  O apoio profissional, pode contribuir de forma direta em períodos que sejam mais complexos. Não exite em buscar auxílio profissional quando necessário. 

Quando você se dispõe a cuidar da sua saúde mental, irá perceber de forma gradual as melhoras significativas em sua vida. Coloque em prática as dicas e viva melhor! 


Referência: 

Campanha Janeiro Branco: https://janeirobranco.com.br/projeto-janeiro-branco/

WhatsApp chat