No próximo domingo, 18 de abril, comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil. Aproveitando a data, convido a reflexão sobre a importância e necessidade da literatura na vida das crianças, e dos adultos, principalmente em tempos onde o online toma conta das nossas vidas. Continue a leitura e confira! 

Já falamos aqui algumas vezes e essa realidade ainda é presente e será lembrada por um bom tempo: a chegada da pandemia do coronavírus nos impactou profundamente, em todos os sentidos. 

Com o distanciamento social, as famílias tiveram a oportunidade de estar mais juntas, digo aqueles que moram na mesma casa. As crianças distantes da escola, dependem ainda mais da ajuda e do cuidado dos pais. Eles, por muitas vezes sobrecarregados com a rotina, recorrem ao meio digital para distrair os pequenos. 

Sim, estamos diante do desafio de conciliar tantas necessidades. E há algo rico que toda essa transformação nos trouxe, que é a oportunidade de conhecer melhor o outro, conviver com maior intimidade e aproveitar os momentos perto de quem amamos.

Aproveitar a situação para criar uma rotina de leitura com os filhos pode ser um benefício para a vida toda. 

A leitura é um dos pilares da formação do conhecimento e do desenvolvimento das crianças. Ela é capaz de ajudar a criar adultos mais críticos e criativos. 

O hábito da leitura oferece muitos benefícios, tanto para o corpo quanto para a mente. Entre eles, melhora o funcionamento do cérebro, contribui para a construção do senso crítico e, como diz a máxima popular, permite uma viagem ao mundo sem que o leitor saia do lugar.

Ao criar uma rotina de leitura, você ajuda no desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional da criança. Ler é um costume que aprimora as habilidades de comunicação.

 A leitura também possibilita a geração de novos conhecimentos acerca do mundo, de culturas distintas, das pessoas e até de nós mesmos. 

Desenvolve afeto 

Quando leem livros, as crianças sentem as emoções das histórias. Ao ler as narrativas, as crianças podem sentir medo, empolgação e compaixão, bem como vários outros sentimentos importantes para seu desenvolvimento.

Ler é ganhar asas para o mundo!

Cultive o hábito da leitura no dia a dia das crianças. Leia para elas antes de dormir, incentive-as a folhear as obras e a entender que os livros são verdadeiras pontes para aventura e imaginação. 

Lembre-se de fazer isso da forma mais natural possível. Impor a leitura pode surtir o efeito contrário ao desejado. Considere o tempo individual de cada criança e respeite seus limites. 

Escolha temas que os pequenos gostem, capas que chamem a atenção e permita que a criança leia com e sem você. 

Por fim, em tempos onde o medo e a tristeza perante as perdas são comuns em nosso viver, entrego esse sublime livro que inspira a coragem para seguir em frente. 

O Casaco de Pupa – Elena Ferrándiz

Um forte abraço, 

Espaço Entre Olhares (031) 98814-7288

Leia também: Educação reinventada: adaptações para a construção do nosso futuro

WhatsApp chat