O período do Natal é mais propício à solidariedade e  à afetividade.

Estamos com o coração mais aberto e, geralmente, reunimos com nossa família e amigos para compartilhar momentos de alegrias, amor e união. 

E, algumas vezes, para levar alegria aos que mais precisam.   

No artigo de hoje, faço uma reflexão sobre a importância de vivenciar experiências de solidariedade e união e estendermos sentimentos de amor e partilha ao longo de todo  o próximo ano. 

Solidariedade e compaixão 

Atos de solidariedade e de compaixão remete-nos, quase que forma instantânea, a grandes ações ou campanhas sociais para os mais necessitados. 

Na época do Natal é muito comum vermos campanhas de arrecadação de brinquedos, doações de alimentos, ceias solidárias, adoção de cartinhas do Papai Noel e tantas outras atividades. 

Participar de ações como essas é importante, pois permite contribuir com pessoas que realmente precisam, além de exercitar o desapego e a disponibilidade para o outro.

 É também uma forma de desenvolvermos nossas habilidades pessoais e conhecermos mais a nós mesmos.

A solidariedade e a compaixão devem  ir muito além do Natal. Elas devem estar também nas pequenas atitudes praticadas em nosso dia a dia.

Um olhar compassivo 

Com frequência vivemos no piloto automático e acabamos esquecendo de reconhecer o outro como um ser humano, com suas necessidades,  experiências e desejos, como nós.

A busca por desenvolver um olhar de entendimento e  compaixão para com o próximo é um desafio diário!

Seguem alguns pequenos gestos de solidariedade e afetividade genuína, que podemos praticar cotidianamente com as pessoas que encontramos:

  • Ter empatia pelas vivências das pessoas.
  • Perceber as mudanças no comportamento das pessoas.
  • Estar disposto a escutar e apoiar o próximo quando necessário.
  • Construir relações a partir do desejo que o outro também seja feliz.

Assim, no Natal costumamos celebrar com a família e os amigos, a infinita gratidão pela vida e o carinho mútuo.

E acima de tudo, experimentamos o maravilhoso poder humano, que consiste em  partilhar alegrias , amizade e leveza com o próximo.

Essas atitudes simples fazem a diferença na vida dos que estão ao nosso redor e na nossa vida também.

Que possamos estar sempre nos desenvolvendo e contribuindo com a humanidade!

Um forte abraço com um grande e Feliz Natal para você!

“Olá, muito prazer eu sou Jussara Estela Arthuso, Psicóloga e sou a responsável pelo Espaço Entre Olhares. Nosso objetivo é acolher e favorecer a transformação  na vida de cada uma das pessoas que buscam os serviços citados na Página Para Você aqui do site. Os artigos publicados aqui, ajudarão você na melhoria da qualidade dos relacionamentos e espero que as minhas palavras possam te trazer o conforto e as soluções que você busca. Se você gostou ou mesmo se ficou com alguma dúvida, aproveite para deixar o seu comentário no Fale Comigo, aqui na página”.

WhatsApp chat