O Poder da Amizade em Nossas Vidas

A amizade é uma relação de afeto e de cumplicidade entre duas pessoas. Através dos amigos encontramos apoio para sobrepujar os momentos difíceis e nos sentimos seguros para compartilhar nossas alegrias e experiências.

Poder contar com um amigo é uma riqueza inestimável e contribui diretamente para o nosso desenvolvimento pessoal e emocional. Neste artigo, vamos falar sobre a importância e os benefícios de cultivarmos boas amizades.  

 

 

Qual a importância da amizade na vida de uma pessoa?

A amizade tem um papel importante na vida das pessoas, pois ela proporciona apoio social, compartilhamento de experiências e sentimentos.

Quando temos alguém para confiar nossos sonhos, nossos desejos, nos dá apoio frente às dificuldades e nos mostrar as limitações, sentimos acolhidos e mais seguros para continuar seguindo em frente, mesmo diante das adversidades.

A troca de pensamentos e de afetividade entre amigos contribui positivamente para o desenvolvimento pessoal nos diferentes ciclos da vida.

 

 

Os principais benefícios de cultivar boas amizades

Dividir um tempo com os amigos é algo muito prazeroso, seja para colocar “a conversa em dia” ou partilhar de atividades juntos.

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, coordenado há 30 anos pelo Psiquiatra George Valliant, indica que ter laços fortes de amizade pode aumentar nossa expectativa de vida em 10 anos e ajuda a prevenir inúmeras doenças.

Link para a pesquisa: https://super.abril.com.br/comportamento/o-poder-das-amizades-na-vida-de-uma-pessoa/amp/

Durante os estudos, foi comprovado também que pessoas com mais de 70 anos tiveram 22% a mais de chance de chegar aos 80 anos, por manterem relações fortes e ativas de amizade.

 

 

A amizade auxilia no desenvolvimento pessoal e emocional

Além dos benefícios físicos, uma boa amizade pode proporcionar outros benefícios que contribuem para o desenvolvimento pessoal e emocional,  ao longo dos ciclos de vida que passamos: infância, adolescência, fase adulta e maturidade. Destacamos aqui alguns exemplos:

Rede de apoio – O apoio dos amigos é uma fonte de segurança e equilíbrio emocional para vivenciar momentos complexos da vida. A exemplo, quem não contou com apoio do coleguinha quando mudou de escola. Ou mesmo, quando na família os pais divorciaram. Ou quando um membro da família, experimentou uma patologia maligna vindo a falecer.

O carinho nessas circunstâncias dolorosas foi essencial e por toda vida agradecemos a presença desses anjos na terra!

Alcançar os objetivos- Por meio da amizade, é possível se sentir mais motivado para seguir em busca dos seus objetivos e metas.

A exemplo, na fase adulta quando se enfrenta o desafio na educação de filhos, os pais idosos e com debilidades que requer sua dedicação.  Ou mesmo uma crise no trabalho, em que a vontade é abandonar tudo, ali está o amigo. Aquele que escuta, concilia idéias, apoia na rotina familiar e bem disposto a tornar os seus dias de fortes tempestades  mais leves.

Que privilégio cultivar amizades!!

Alegria de viver – Quem tem amigos que possuem uma visão otimista da vida se sente mais feliz, pois eles são capazes de fazer florescer a sua vida com pequenos gestos simples de carinho.

Na fase da adolescência então? Você certamente tem lembranças de atitudes inesquecíveis, sejam elas incríveis ou mesmo assustadoras devido aos riscos corridos e a pouca maturidade momentânea…

Manter boas relações de amizade, oferece um enorme bem-estar e agrega valor e significado à nossa vida.

Como descrito nas belas palavras de Vinicius de Moraes, em seu Soneto do Amigo:   

“O amigo: um ser que a vida não explica

Que só se vai ao ver outro nascer

E o espelho de minha alma multiplica…”

Portanto querido leitor procure sempre, cultivar boas amizades e valorize quem está ao seu lado em todos os momentos. 💝

 

“Olá, muito prazer eu sou Jussara Estela Arthuso, Psicóloga e sou a responsável pelo Espaço Entre Olhares. Nosso objetivo é acolher e transformar a vida de cada uma das pessoas que buscam os serviços citados na Página Para Você aqui do site. Os artigos publicados aqui, ajudarão você na melhoria da qualidade dos relacionamentos e espero que as minhas palavras possam te trazer o conforto e as soluções que você busca. Se você gostou ou mesmo se ficou com alguma dúvida, aproveite para deixar o seu comentário no Fale Comigo, aqui na página.

WhatsApp chat