As pessoas estão constantemente sendo convocadas pela vida a tomar decisões. Decidir por algo não é tarefa tão simples, requer esforço e implica em perdas e ganhos.

Algumas decisões são mais simples, como escolher qual tipo de roupa vestir ou o que comer. 

Outras são mais complexas e podem influenciar, inclusive, diversas gerações.

Escolher a profissão que você pretende seguir, romper laços afetivos e de convivência com sua família de origem, casar-se e ter filhos ou não, mudar de país, encerrar um relacionamento, entre outras decisões, afetam e transformam o viver humano.

Saiba que o poder de decidir sobre a sua vida está em suas mãos!  

Devo ou não fazer?

Para muitas pessoas, o processo decisório é bastante difícil, com sofrimento emocional significativo.

Ao se depararem com diversas situações que requeiram escolhas, sejam elas mais simples ou complexas, elas ficam ansiosas sem saber qual decisão tomar. Então surge a pergunta: “Qual a melhor decisão a ser tomada por mim?”

Um nível alto de ansiedade por uma resolução rápida, pode desencadear uma decisão desastrosa.

Algumas pessoas ignoram a oportunidade de uma decisão ou deixam a decisão nas mãos de outra pessoa, para não se deparar com qualquer tipo de sofrimento.

Mas é importante reconhecer que as melhores escolhas e decisões que uma pessoa faz são aquelas em que leva em conta a sua individualidade, os seus desejos, em que se observam as alternativas e se analisam as consequências.

Medidas que podem contribuir nas tomadas de decisões

.

Antes de tomar uma decisão é fundamental refletir. Existem algumas medidas que você pode adotar, que contribuem de forma efetiva no processo de decisão:

Veja o problema sob diferentes pontos de vista

Quais os efeitos futuros das escolhas que se faz no presente?

Seja qual for a decisão, procure pensar nela sob diferentes pontos de vista. Pense nos aspectos positivos e negativos envolvidos no processo decisório e o que podem desencadear em situações futuras.  

Outro ponto importante a ser considerado numa decisão refere-se às pessoas envolvidas. Como ficarão as minhas interações sociais e familiares? Fortalecerei vínculos? Terei que abrir mão de algum relacionamento?

É importante ter em mente que toda decisão sempre virá acompanhada de um ponto de incerteza, de um arriscar-se, o que é definitivamente natural. Não existe garantia absoluta. Sempre haverá uma margem de dúvida no caminho que optar. No entanto, como diz o poeta Fernando Pessoa:

“Agir

Eis a inteligência verdadeira.

Serei o que quiser, mas tenho de querer o que for…”

Tenha o maior número de informações possíveis

Uma outra medida que pode ajudar na sua decisão é buscar o maior número de informações possíveis relacionadas ao assunto. Elas favorecem o conhecimento, orientam sobre as oportunidades existentes e reduzem as incertezas durante o processo de tomada de decisão.

Pense nas possibilidades

“E se eu tomar essa decisão, qual será a consequência”? Este questionamento, apesar de simples, permite que você amplie a sua visão da situação que lhe demanda decisão, favorecendo sentimentos de segurança e tranquilidade, além de melhorar sua capacidade de lidar com os efeitos da sua escolha.

Conhecer melhor sobre si

A escolha é uma oportunidade para conhecer mais sobre si mesmo, pois é um momento de contato com os seus medos e com o que já está estabelecido, contato com suas capacidades emocionais e especialmente contato com o que deseja para a sua vida. Reconhecer seus pontos fortes e seus pontos fracos é parte importante nesse processo de decisão. A compreensão de quais são suas potencialidades e o que poderá ser aprimorado, farão com que você se sinta mais seguro para tomar decisões assertivas. 

“Olá, muito prazer eu sou Jussara Estela Arthuso, Psicóloga e sou a responsável pelo Espaço Entre Olhares.Nosso objetivo é acolher e transformar a vida de cada uma das pessoas que buscam os serviços citados na Página Para Você aqui do site.Os artigos publicados aqui, ajudarão você na melhoria da qualidade dos relacionamentos e espero que as minhas palavras possam te trazer o conforto e as soluções que você busca. Se você gostou ou mesmo se ficou com alguma dúvida, aproveite para deixar o seu comentário no Fale Comigo, aqui na página. 

WhatsApp chat