A paz é um estado de tranquilidade e harmonia interior com você mesmo e com as pessoas ao seu redor. Em tempos complexos, como este da pandemia, precisamos buscar o significado da paz para nós e vivê-la da forma mais plena que conseguirmos.

Esta tem sido uma das  metas de quem me procura para iniciar psicoterapia. Sempre busco com excelência promover as reflexões para que a mudança necessária se concretize. Esse é o tema do nosso Blog de hoje. Confira!

A ansiedade e o medo do futuro são uma realidade que vivemos atualmente. Com a chegada do coronavírus, nos deparamos com fortes mudanças mundo afora e no nosso mundo particular.

O que era comum no nosso dia a dia já não é mais. Nosso trabalho já não é o mesmo, as nossas rotinas passaram por alterações de forma que não imaginávamos que aconteceria.

Mas o que precisamos fazer diante de situações como esta é parar, refletir e buscar a prática daquilo que nos deixa em paz. E para isto nossa estrutura interna para lidar com riscos, superar medos e assumir inseguranças é essencial.

Conheça a si mesmo

Quando você se conhece bem, a ponto de saber o que te faz se sentir em paz, tudo fica mais fácil de lidar, até mesmo em períodos de crise. Pois desta forma, quando você se sentir mal, saberá como agir para amenizar o que sente.

Por isso, ousar crescer é uma missão individual para mudar a maneira que você se via e ver as atitudes que tomava. É na mente que enfrentamos as maiores batalhas e nela podemos ousar construir pensamentos de paz e bem.

Eu te desafio: o que é paz para você? Busque desenvolvê-la com persistência e amor, a partir do conhecimento que tem de si mesmo.

Espiritualidade

Em tempos de dor, medos e incertezas, é natural e esperado que cada um procure um caminho que lhe traga conforto, doses de confiança e a coragem para transformar. 

Este caminho é também a busca pela espiritualidade, lugar onde o real coexiste e tem conexão com algo maior e sagrado. É do ser humano buscar uma ligação com o divino, seja ele representado ou não pela figura de Deus. A espiritualidade ajuda a partir do momento em que nos reconhecemos como seres humanos integrados a um todo infinitamente maior.

Diante da ameaça, de uma “vida diminuta”, um vírus, a insegurança nos assola. Sentimos o quão somos frágeis e vulneráveis, aprendemos que ter controle sobre a vida é uma prepotente ilusão. O que realmente existe é o aqui, e agora!

Respirar com consciência muda tudo

No artigo anterior trouxe a técnica da respiração com foco nas virtudes da paciência, confiança e atenção plena. Hoje, eu trago as virtudes da entrega, da delicadeza e tolerância.

Talvez queira primeiro ler e anotar o que tem te impedido de desfrutar da presença destas virtudes que acrescentariam mais paz, para depois, fazer propriamente o exercício de respiração consciente.

Vamos então?

Virtude da entrega

Deixe que a rendição prevaleça. Abra-se para um contato com a força divina de sua espiritualidade, a presença de Deus.

Expire o contato com o controle, fixação, dúvida, orgulho e indecisão, que impedem a verdadeira entrega.

Inspire o olhar pra você, sentir-se como alguém único, singular e divino em si. Assumindo suas escolhas profundas. Absorva a força da entrega e libere as resistências. Usufrua do dom de viver!

Virtude da delicadeza

Associada a gentileza, cortesia, suavidade e gratidão. Aprenda e cultive essa virtude que “alimenta” a paz.

Expire soltando tudo que embrutece seu ser: aquela atitude rude, a brutalidade, a dureza de coração, a rigidez da razão e palavras agressivas.

Inspire a meiguice, a graciosidade e atenção. Desenvolva a cortesia com as pessoas que estão a sua volta, e assim, naturalmente a vida te retornará a delicadeza e alegria de sua semeadura.

Virtude da tolerância

O maravilhoso exercício de respeito a si e ao outro. A aceitação por cada um e também como as experiências se apresentam em sua vida.

Expire tomando contato com as forças destrutivas que te afastam dessa virtude: a inveja, tolice, orgulho, arrogância, cobiça, a malícia e a prepotência.

Inspire a oportunidade para aprender com cada situação que chega e seja amável com você e tudo ao seu redor. Seja humilde e dedique-se a ser o melhor de si em todo o tempo e lugar.

Um forte abraço!

Espaço Entre Olhares (031) 98814-7288Leia também: Negação: o que evitamos é o grande desafio na busca por realização humana

WhatsApp chat