Estamos próximos a Páscoa que é a celebração de um novo tempo e de uma nova vida. Pensando no momento tão delicado que vivemos, esse ano precisamos, mais que nunca, compreender o verdadeiro sentido da data. Neste Blog post eu falo sobre isso: mudança, transformação e esperança. Confiram!

Viva o significado por completo

Se você consultar um dicionário, o significado de mudança será: fazer ou sofrer alteração, transformar, modificar, substituir, renovar, dar outra orientação, direção ou sentido. Com isso é possível entender que o processo pode ser complexo e nem sempre pacífico, mas é a mudança que nos faz evoluir. Ela é necessária.

Lembre-se que a vida não é estática. Ainda bem não é mesmo? O que hoje está aqui, amanhã poderá não estar mais e isso serve para todas as coisas. Aceitar a realidade da transformação nos permite viver o aqui e o agora com mais tranquilidade, desfrutando do melhor que temos no momento.

É importante aprender a fechar etapas porque é isso que é viver: se renovar todos os dias.

Páscoa

Páscoa simboliza um recomeço, uma nova vida e sentido de sacrifício, em razão da tradição cristã. Por tudo que temos vivido nos últimos dias, por tantas transformações, essa data precisa ser uma reflexão. Pense sobre o que realmente importa para você e tenha esperança porque após a transformação vem a renovação.

A data é também uma forma de compreender esse período de pandemia como um tempo de transformação. Desconforta-nos um pouco pensar que a data, normalmente celebrada com uma mesa farta e a família toda reunida, será completamente diferente esse ano. Mas é necessário compreender a grandeza desse momento.

Amplie suas percepções e valorize o que é essencial

Precisamos ampliar nossas percepções. O Covid-19, minúsculo e ao mesmo tempo causando um impacto tão gigantesco, tem como função nos mostrar o quanto precisamos parar, pensar, refletir, valorizar o que realmente precisa ser valorizado, ser grato e evoluir.

Não poder se reunir com os familiares faz pensar o quanto esses momentos são importantes e precisam ser vividos. Valorize as pessoas ao seu redor, cuide de quem você ama, esteja presente. As relações humanas são o que nos mantém humanos.

Durante esse tempo de quarentena, aproveite os momentos em casa para aprender mais sobre quem convive com você. Perceba onde os laços começaram a se perder e renove-os. Saiba respeitar o espaço do outro, a vontade do outro, as falhas/ diferenças do outro. Reconheça o que de inspirador você tem ao seu lado e muitas vezes não se dá conta pela correria dos dias exageradamente agitados.

Para viver junto é preciso cooperação, aceitação, valorização, respeito e afeto.
Esse processo vale também para a nossa relação com o planeta e todas as coisas maravilhosas que ele nos oferece.

Somos privilegiados por viver em um lugar lindo e abundante que aos poucos fica “doente” com nossas fraquezas humanas. Podemos perceber essa responsabilidade pelas notícias de recuperação da natureza que temos tido nos últimos dias. Rios mais limpos, ar mais limpo, é possível ver estrelas de lugares onde elas estavam invisíveis há anos.

Conseguem perceber o quão grandioso é nosso impacto na Terra? O que nossas ações causam? Muitos não conseguiam perceber e por isso também.

Você

Com essa pausa criada pela pandemia somos elevados a um novo lugar: dentro de nós mesmos.

Muitos estavam perdidos, desconectados, sem propósitos de vida. Com as rotinas desaceleradas nos vemos obrigados a pensar sobre o que gostamos, o que não gostamos, o que podemos fazer e aquilo que não está ao nosso alcance. Isso nos faz repensar as várias formas de ver e viver no mundo.

Em nossa companhia reaprenderemos a nos divertir, a nos expressar e finalmente nos encontrar com propósitos. Famílias aprendem a conviver e percebem o quanto é importante valorizar e respeitar o outro.


Essa fase complicada é também um sublime convite de evolução.

Agora a saída é para dentro de cada um.  

E lembrando que continuamos juntos. Estou realizando atendimentos virtuais, com o mesmo sigilo e ética necessários.

Espaço Entre Olhares (031) 98814-7288

Leia também: A Arte de Celebrar a Vida

WhatsApp chat