Poder Feminino e a liberdade de ser você mesma

Nós mulheres passamos por diversas transformações, ao longo da vida. Seja pelo amadurecimento do corpo na entrada da puberdade, na descoberta da sexualidade ou mesmo nas transformações que ocorrem na maternidade e na menopausa.

E em todas essas fases, muitas de nós mulheres precisamos enfrentar os tabus, os preconceitos, os estereótipos, a falta de empatia, e outros tantos desafios, que acabam afetando diretamente entre outros aspectos a auto-estima.

Mas você sabia, que compreender o poder feminino, pode contribuir de forma efetiva em nossas vidas ?

Nesse mês de março, quando comemoramos o Dia Internacional da Mulher, preparei uma série de artigos aqui no blog,  voltados aos aspectos que envolvem o universo feminino.

E no artigo de hoje, vou começar falando a respeito da importância do autoconhecimento e do empoderamento feminino, como forma de manter um bom equilíbrio pessoal e emocional.

 

Reconhecendo as suas habilidades

Você provavelmente, já deve ter ouvido frases como “ Isso não é coisa para menina”, “Lugar de mulher é na cozinha”, entre outras frases.

Por muitos anos, foi possível perceber a desvalorização da mulher perante a sociedade. Em muitos casos, a mulher era apenas vista como alguém inferior ao homem, e que por isso, deveria apenas servir ao marido e ser submissa a ele.

Com o passar dos anos, e com o empenho de muitas pessoas esses paradigmas foram sendo minimizados. E hoje, as mulheres estão garantindo cada vez mais espaço e poder na sociedade.

Embora ainda há muito o que melhorar, o empoderamento feminino nunca foi tão abordado como atualmente e com isso, podemos ver mudanças efetivas acontecendo na sociedade.

 

O autoconhecimento é fundamental

Além das mudanças externas que podemos acompanhar na sociedade, é fundamental, olharmos para nós mesmas com mais atenção.

É evidente que temos um poder feminino enorme, no entanto, muitas mulheres ao longo da vida, aprenderam a estar focadas em apenas “fazer pelo outro”, e sentem dificuldade em se conhecer, e “cuidar mais de si”.

Mas se você se reconhece nessa realidade, saiba que ainda há tempo de mudar. E uma potente chave para essa mudança é o Autoconhecimento!

Quando você toma consciência dos seus pontos fortes e de suas habilidades, pode usá-los de forma positiva a seu favor.

 

Algumas formas de reconhecer suas habilidades

No começo pode ser um pouco complexo, mas esse é um trabalho gradual que pode ser transformador.

Seja curiosa: Questione-se e veja quais atividades costumam te despertar mais atenção. Faça buscas e pesquisas para conhecer melhor, sobre o assunto.

Procure se envolver: Busque cursos, palestras e participe de aulas que ajudarão você, a ter uma visão mais ampla sobre os assuntos de seu interesse.

Cultive amizades: Conheça outras pessoas que tenham o mesmo interesse que você, converse sobre o assunto. Dessa forma você poderá aumentar o seu conhecimento a respeito das suas habilidades.  

O autoconhecimento contribui para a qualidade de vida, um dos instrumentos para essa aproximação é a biodança, os movimentos favorecem esse “encontro consigo mesmo”, auxiliando na sensação de prazer na vida e construindo melhores escolhas em diversos aspectos.

Quer conhecer mais sobre a Biodança, acompanhe também o nosso artigo.

Link para o artigo: https://entreolhares.net.br/resgatando-os-aspectos-essenciais-da-vida-por-meio-da-biodanca/

 

Aprendendo a lidar com as suas dificuldades

O poder feminino está ligado de forma direta ao autoconhecimento. No entanto, durante esse processo de reconhecimento pessoal, e ao longo da  vida, você também irá se deparar com as suas próprias limitações.

Mas quando você conquista a consciência dos seus pontos fortes, também tem o poder de direcionar melhor suas ações e tem a oportunidade de modificar ou lidar de forma mais positiva com seus pontos frágeis.

 

Mas como encontrar um equilíbrio, nos momentos difíceis?

Os desafios fazem parte das nossas vidas, seja no ambiente de trabalho, no cuidado com os filhos ou com marido, seu corpo físico e emocional  dentre outros aspectos da vida.

E para encontrar um equilíbrio nos momentos difíceis da vida, procure não se cobrar tanto. Entenda e  acima de tudo respeite os seus limites. Afinal como mulheres, temos a capacidade e poder de sermos quem quisermos ser.

E você? Como tem desenvolvido esse processo de autoconhecimento em sua vida?

Aproveite e venha conhecer melhor o Espaço Entre Olhares.

Um forte abraço.

“Olá, muito prazer eu sou Jussara Estela Arthuso, Psicóloga e sou a responsável pelo Espaço Entre Olhares.

Nosso objetivo é acolher e transformar a vida de cada uma das pessoas que buscam os serviços citados na Página Para Você aqui do site.

Os artigos publicados aqui, ajudarão você na melhoria da qualidade dos relacionamentos e espero que as minhas palavras possam te trazer o conforto e as soluções que você busca.

Se você gostou ou mesmo se ficou com alguma dúvida, aproveite para deixar o seu comentário no Fale Comigo, aqui na página.

“Olá, muito prazer eu sou Jussara Estela Arthuso, Psicóloga e sou a responsável pelo Espaço Entre Olhares.

Nosso objetivo é acolher e transformar a vida de cada uma das pessoas que buscam os serviços citados na Página Para Você aqui do site.

Os artigos publicados aqui, ajudarão você na melhoria da qualidade dos relacionamentos e espero que as minhas palavras possam te trazer o conforto e as soluções que você busca.

Se você gostou ou mesmo se ficou com alguma dúvida, aproveite para deixar o seu comentário no Fale Comigo, aqui na página. Até mais!”

WhatsApp chat