Por que as férias são tão importantes para as crianças?

As crianças dizem agora: férias escolares finalmente! Um período no ano muito esperado por elas. Afinal, nesse período eles estão mais distantes das agendas repletas de compromissos estudantis, e  podem se divertir de maneira “mais livre”.

Essa pausa nas tarefas do cotidiano, é essencial para as crianças e pode ajudar positivamente na volta da rotina escolar.

Qual a importância das férias para as crianças?

Como adultos, para muitos de nós, as férias são um período distante do trabalho, onde é possível programar passeios, tirar um tempo livre para ler aquele sonhado livro, ir ao teatro, sair para conversar com os amigos, organizar algo importante, realizar aquela viagem esperada ou simplesmente relaxar e se permitir curtir o ócio.

Assim como nós, as crianças, muitas vezes, possuem uma rotina intensa, que também oferece estresse para elas. 

E as férias representam esse tempo de descanso para o corpo e para a mente. Onde elas não precisam realizar parte das atividades como assistir aulas, fazer atividades escolares e extracurriculares, atividade física, cursos e outros tantos afazeres. Essa “parada” proporciona prazer e alegria com frequência.

Mais oportunidades para brincar e se divertir 

Além de permitir que as crianças tenham um alívio na rotina, esse período de férias proporciona a elas a tão sonhada oportunidade para “brincar mais livremente”.  E também desfrutar da companhia de amigos, conviver mais com a natureza… Enfim, se divertir!

As brincadeiras são essenciais para as crianças, pois ajudam no desenvolvimento da  criatividade, descoberta de novas potencialidades e estimula a convivência em grupo.

Quando as crianças brincam, seja através de jogos em grupos, brincadeiras de infância,ou mesmo correr, cantar, pular, dançar, elas vivenciam diferentes experiências.

Percebem quais são suas habilidades, sua força e até mesmo quais sãos seus limites e os limites dos outros.     

As férias auxiliam no aprendizado das crianças

De acordo com informações divulgadas através do Portal da Sociedade Brasileira de Pediatria, um estudo realizado pela Academia Norte -Americana de Pediatria (AAP), indica que as férias ajudam da sedimentação do conteúdo no cérebro das crianças. 

Ou seja, as férias são fundamentais para que elas consigam fixar os ensinamentos transmitidos durante o semestre.

Link para as informações divulgadas Pela Sociedade Brasileira de Psicologia: 

https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/ferias-sao-tao-importantes-para-o-aprendizado-das-criancas-quanto-a-escola/

E com toda a diversão, descanso e fixando melhor o que aprenderam no semestre letivo, as crianças se sentem mais preparadas para voltarem à rotina após o período de férias. 

Saiba mais sobre a Colônia de Férias

Em função da rotina atribulada de trabalho, muitos pais não conseguem promover um período de atividades produtivas para seus filhos, quando as férias escolares iniciam . E com isso, as crianças acabam se mantendo conectados aos smartphones e jogos eletrônicos durante boa parte das férias. 

Aqui em nossa Colônia de Férias: Diversão e Transformação, as crianças terão a oportunidade de experimentar uma rotina inovadora no universo infantil.

Data: 22 a 26 de julho

Horário:13:30 até 17:30hs. 

Idade: 7 a 11 anos

Atividades principais:

Brincadeiras de infância, Oficinas de contação de história, pintura, teatro, produção de máscaras e uma incrível gincana.

Inscrição:

(31) 98814-7288.

Garanta a alegria e diversão de sua criança!

Te esperamos!

“Olá, muito prazer eu sou Jussara Estela Arthuso, Psicóloga e sou a responsável pelo Espaço Entre Olhares. Nosso objetivo é acolher e transformar a vida de cada uma das pessoas que buscam os serviços citados na Página Para Você aqui do site. Os artigos publicados aqui, ajudarão você na melhoria da qualidade dos relacionamentos e espero que as minhas palavras possam te trazer o conforto e as soluções que você busca. Se você gostou ou mesmo se ficou com alguma dúvida, aproveite para deixar o seu comentário no Fale Comigo, aqui na página. 

WhatsApp chat