As Redes Sociais já fazem parte do nosso cotidiano, tanto que é muito comum vermos adultos e até mesmo crianças, amplamente conectadas ao mundo virtual. No entanto, sentem dificuldades em se relacionar e conviver no mundo real.

Em se tratando do uso das Redes Sociais, muito se fala a respeito dos aspectos negativos. Mas será que é possível encontrar um equilíbrio?

Preparei este artigo tão especial, para tratarmos desse assunto sob uma nova perspectiva. Durante esta leitura, vou te ajudar a encontrar soluções eficientes para o uso das Redes Sociais. Vamos lá ?

Você sabe quantas horas por dia nós estamos conectados?

Um relatório divulgado pela agência We Are Social em parceria com plataforma Hootsuite, apontou que os brasileiros passam em média 9 horas por dia navegando na internet. E nesse período, são gastos cerca de 3 horas, nas Redes Sociais.

Com um período de tempo tão longo conectado, será que realmente é possível manter a atenção nas outras atividades do dia?

Para muitos, essa não é uma tarefa fácil. Mas acredito ser realmente possível conciliar o uso das Redes Sociais, com a vida fora da internet. Mas para isso, é preciso reduzir o tempo conectado e também encontrar um equilíbrio.

Por que é tão importante manter um equilíbrio?

Quanto mais horas nos mantemos conectados às Redes Sociais, menos atenção e tempo dedicamos às relações humanas. E isso, pode afetar não apenas o aspecto social, mas também o relacionamento familiar e outros aspectos da vida das pessoas.

Embora muito do que vemos na internet possa parecer tão maravilhoso, como pessoas vivendo vidas luxuosas aparentemente incríveis, por exemplo. Boa parte desses posts, não é completamente real, podendo ser apenas imagens criadas para garantir mais curtidas e seguidores.

O que eu quero dizer com isso, é que essa falsa impressão de perfeição, pode fazer com que adultos e crianças se sintam emocionalmente frustrados, por não conseguirem atingir essa expectativa. Que na verdade está baseada em informações que, de fato, nem existem.

Nesse sentido, determinar momentos para uso das Redes Sociais pode ser uma alternativa bastante eficaz. Pois permite que você mantenha um bom equilíbrio entre o uso e convívio com as pessoas.

Saiba quais os momentos adequados para uso das Redes Sociais

É bastante complexo determinar qual o momento certo para que você ou mesmo seu filho utilizem as Redes Sociais. Mas é possível, distribuir melhor as suas prioridades. Como por exemplo:

● Evitar o uso dos smartphones durante as refeições.

● Estabelecer um momento para o uso a noite, evitando o horário próximo ao dormir, que pode acarretar prejuízos à saúde.

● Programar atividades para os filhos, fora de casa, nos fins de semana, períodos de folga e até mesmo nas férias. Como participar da colônia de férias que estamos desenvolvendo.

O ideal é estabelecer dentro da rotina da família, momentos de uso das Redes Sociais de maneira adequada.

Entenda quais os benefícios as Redes Sociais podem oferecer

Como eu disse logo no início do artigo, as Redes Sociais não são feitas apenas de aspectos negativos. Pois além de fonte de entretenimento, elas também proporcionam informações e conteúdos relevantes.

E também que nos ajudam a participar de maneira rápida, de tudo que acontece ao nosso redor. Além é claro de oportunidades de trabalho.

Eu por exemplo, utilizo as Redes Sociais como forma de ampliar o acesso ao trabalho que realizo no consultório. Tanto divulgação de conteúdos como serviços que realizamos aqui no Espaço Entre Olhares. Para que assim, mais pessoas possam transformar suas vidas. Por isso, acredito que na medida certa, é possível usar as Redes Sociais com equilíbrio e sabedoria. 

“Olá, muito prazer eu sou Jussara Estela Arthuso, Psicóloga e sou a responsável pelo Espaço Entre Olhares.

Nosso objetivo é acolher e transformar a vida de cada uma das pessoas que buscam os serviços citados na Página Para Você aqui do site.

Os artigos publicados aqui, ajudarão você na melhoria da qualidade dos relacionamentos e espero que as minhas palavras possam te trazer o conforto e as soluções que você busca.

Se você gostou ou mesmo se ficou com alguma dúvida, aproveite para deixar o seu comentário no Fale Comigo, aqui na página. Até mais!”

WhatsApp chat