Como provavelmente todos sabem, 21 de abril é o feriado nacional em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes. 

Lembrado por sua capacidade de organização e liderança, a sua história traz grandes contribuições para nosso país. Hoje quero te convidar para levar essa referência a uma reflexão mais profunda. O que podemos aprender com ele? 

Continue a leitura e confira! 

Esse personagem importante na história do Brasil, atuou sempre em busca da liberdade com ousadia e coragem. Inconformado pela situação que se encontrava, decidiu mudá-la em prol do seu bem estar e principalmente dos outros. 

Pensando na relação da Inconfidência Mineira, liderada por Tiradentes, com a nossa atual realidade, vivemos também um momento de busca por liberdade, por mais independência. 

De uma hora para outra fomos surpreendidos pela presença do coronavírus, um inimigo mundial que afetou todas as pessoas, independente de posição social ou qualquer outra coisa. 

O medo e a insegurança nos rodeiam, mas precisamos entender que mesmo diante de muitas perdas e as muitas crises financeiras, é possível aprender, enriquecer e descobrir talentos e novos gostos. 

Escolher continuar na conquista pela  independência frente à delicada situação é também ampliar as percepções, compreender que tudo que acontece pode nos trazer novos horizontes. Podemos sempre escolher evoluir. 

Isso acontece quando nos damos a oportunidade de enriquecer a qualidade  dos relacionamentos ainda que estejamos no momento em que se pede o distanciamento social.

Aprimorar o olhar atencioso, aquela escuta ampla tanto de si  quanto o próximo despertando interesses e necessidades abrindo espaço para o novo. 

Sim, temos vivido dias difíceis, as transformações aceleradas nos desafiam, mas a pandemia também nos ensina a rever crenças e comodidades. Ela nos convida a ter mais ousadia, perseverança e muita coragem. 

Todos esses momentos que nos pedem coragem, força e atitudes inovadoras são profundamente reveladores de potencialidades adormecidas. E buscar sentido nestes contextos pode ser uma ótima forma de evoluir. 

Quando você escolhe resolver os problemas que aparecem, quando você opta pelo movimento ao invés da inércia, você está sendo corajoso. 

Então, por fim, pensemos: o sofrimento e a injustiça levaram Tiradentes a agir em busca de um futuro melhor e de independência, através de muita coragem, responsabilidade e atitudes. Então que esse seja um exemplo de que coisas grandiosas podem ser alcançadas quando escolhemos agir de maneira inovadora. Descobrindo ações inovadoras frente aos contextos cotidianos.

Você decide como as mudanças vão te transformar. Opte por evoluir. 

Lembre-se sempre do que Napoleon Hill disse tão sabiamente: 

“A ação é a medida real da inteligência” 

Um forte abraço, 

Espaço Entre Olhares (031) 98814-7288

Leia também: O novo ciclo nos pede coragem e uma dose de ousadia

WhatsApp chat